Aprimorando os conhecimentos sobre Jornalismo Digital

By Luiz Valério sexta-feira, 25 de julho de 2008
Conclui a minha primeira semana do curso de introdução ao Jornalismo Digital, oferecido pelo Knight Center for Journalism in the Americas, da Universidade do Texas. O Centro Knight mantém o blog JORNALISMO NAS AMÉRICAS, que faz o monitoramento das investidas censoras contra o exercício da profissão de jornalista no continente.

Tive a sorte de ser classificado entre os 30 selecionados pela instituição. Ao todo se inscreveram 150 candidatos. Pensei que não fosse ser selecionado, mas para o meu deleite fui escolhido.

O professor do curso é ninguém menos que o mestre Carlos Castilho, um dos diretores do Observatório da Imprensa e professor dos cursos de Jornalismo Online e Processos Multimídia, nas Faculdades ASSESC (Florianópolis) e na Universidade do Texas (curso a distância).

Nos últimos anos tenho me dedicado a estudar o tema e cada vez mais me sinto motivado a seguir adiante com as pesquisas. Este curso com a chancela do Centro Knight me permitirá realizar um trabalho com melhor qualidade tanto aqui no blog quanto nos meus empregos como assessor de comunicação e professor de Jornalismo na Faculdade Atual da Amazônia.

O curso é à distância, usando os mecanismos de interação oferecidos pela web como sala de chat, vídeo-aulas, fóruns de discussão, blog-laboratório, enfim, uma perfeita simbiose entre teoria e prática.

São quatro semanas de aprendizagem teórica e prática. Participam do curso jornalistas que estão em Tel Aviv (Israel), como Renata Malkes, repórter e blogueira d'O Globo Online, e em Beijin, como é o caso de Janaina Silvaeira, que mantém o blog China in Blog. Outros 27 jornalistas se plugam ao curso de várias capitais brasileiras como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Florianópolis e Belém.

Uma maravilha, pois além da aprendizagem sobre um conteúdo importante para a nossa prátida diária, ainda é possível fazer intercâmbio de idéias com pessoas com as mais diferentes experiências profissionais.

Certamente, depois de concluído o curso, terei muito mais conhecimentos sobre interatividade, mídias digitais, recursos a serem utilizados neste blog para que possa exercer a minha função de jornalista digital como mais propriedade.

Update - Nessa minha nova fase de jornalista blogueiro além de retornar para o Blogger.com, pase a usar este lindo template desenvolvido pelo Usuário Compulsivo, a quem eu agradeço imensamente por disponibilizá-lo no seu blog.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Aprimorando os conhecimentos sobre Jornalismo Digital "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.