TRE disponibiliza serviço tira-dúvidas para eleitores

By Luiz Valério terça-feira, 22 de julho de 2008
Os eleitores roraimenses terão à sua disposição a partir desta quarta-feira (23) o Disk Eleitor, cujo número é 2121-7090. O serviço será disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE), com funcionamento de segunda a sexta-feira, de 9 às 19h. A finalidade do serviço é tirar as as dúvidas dos eleitores quanto ao processo eleitoral, principalmente em relação aos locais de votação.
O coordenador de eleição do TRE, Wanderlan Fonseca, disse que após as eleições realizadas em 2006, houve muitas mudanças de endereço dos locais onde funcionam as seções eleitorais, em virtude de agregações – incorporação de uma cessão à outra somente nas eleições - e fusões, que foram as incorporações permanentes.
Em Boa Vista, cada seção deve ter no máximo 500 eleitores e no interior o número cai para 400. Além disso, o Código Eleitoral prevê que não pode ser instalada nenhuma seção com menos de 50 eleitores. Outro motivo de agregação, segundo o coordenador, acontece quando, no mesmo local de votação, uma seção possui, por exemplo, 90 eleitores e outra tem 100. Nesse caso, as duas são agregadas em apenas uma.
“A agregação ocorre para otimizar a logística e os custos, pois haverá uma urna eletrônica e quatro mesários a menos”, comentou Fonseca.
Conforme Fonseca, as agregações ocorrem mais nas eleições municipais, pois só existem dois cargos e a votação é mais rápida. “Nas eleições gerais, como são cinco cargos e os eleitores demoram mais a votar, evitamos agregar seções. Só fazemos isso quando a legislação determina”, disse.
Por exemplo: em 2007 existiam 322 locais de votação e 921 seções. No pleito de outubro, haverá 268 locais de votação e 822 seções. A partir de setembro, o Disk Eleitor vai funcionar todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " TRE disponibiliza serviço tira-dúvidas para eleitores "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.