Contagem regressiva para a decisão do STF

By Luiz Valério terça-feira, 26 de agosto de 2008
Amanhã será o que se pode chamar de dia "D" para Roraima.

Será a data em que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) vão decidir sobre como ficará a situação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

A chamada classe produtiva local, leia-se produtores de arroz e empresários, acredita na possibilidade de revisão da forma de homologação contínua da reserva, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2005.

Há a expectativa entre os rizicultores de que, pelo menos, os ministros do STF deixem de fora da área demarcada e homologada as propriedades onde se produz arroz, as estradas e as vilas e municípios.

Mas isso as entidades indigenas e indigenistas não querem.

Desde a semana passada, os grupos pró e contra homologãção contínua se movimentam dando sinais de que qualquer que seja a decisão do Supremo Tribunal Federal a situação não ficará apaziguada.

Esta manhã integrantes de entidades indígenas e dos movimentos de trabalhadores rurais sem terra e sem teto bloquearam um trecho da BR-174 por mais de duas horas.

A Folha de Boa Vista noticia que amanhã bispos de todo o Brasil estarão vindo para Roraima. Semana passada veio um consultor da ONU fazer uma visita à reserva Raposa Serra do Sol.

Ou seja, está sendo usada toda forma de pressão ideológica de um e outro lado para tentar impedir a revisão da homologação ou forçar que ela aconteça.

Trata-se de um perigoso jogo de cabo de guerra sobre o qual não tenho a menor dúvida em afirmar que não haverá vencedores. Só vencidos.

Com a leniência do governo central do Brasil, a questão indígena em Roraima se transformou numa perigosa bomba prestes a explodir e sujos estilhaços pode deixar marcas profundas em todos os envolvidos.

Mesmo assim, eu espero que o bom senso prevaleça e que, qualquer que seja a decisão do STF, os envolvidos na questão saibam agir com responsabilidade.

Sinto a cheiro de mais conflitos no ar. Mas espero em Deus que eles não aconteçam.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Contagem regressiva para a decisão do STF "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.