O blog acompanha o julgamento do STF sobre a Raposa Serra do Sol

By Luiz Valério quarta-feira, 27 de agosto de 2008
As ruas de Boa Vista apresentam um clima de certa tensão e expectativa quanto ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) da ação que contesta a demarcação e homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol em área contínua.

A sessão do STF está sendo transmitida ao vivo pela TV Gazeta e todos por aqui estão com os olhos grudados na televisão. Até a sessão ordinária da Assembléia Legislativa terminou mais cedo por conta do julgamento. O portal Terra, através da TV Terra, também transmite o julgamento ao vivo pela internet.

Nesse instante, quem fala é o representante da Advocacia Geral da União, advogado José Dias Toffoli, fazendo a defesa do ato homologatório.

Toffoli disse ser uma inverdade afirmar que o governo federal não dá atenção a Roraima.

Ele apresentou números segundo os quais o investimento per capta feito pelo Poder Central em Roraima é de R$ 2.264,00 três vezes mais que a média nacional, que é de R$ 764,00.

"Então, não procede a argumentação de que a União não dá o devido tratamento àquela unidade da federação", disse o advogado da União, Toffoli.

Toffoli também disse ser uma acusação séria a de que o governo Lula agiu com leviandade ao fazer a demarcação. Segundo ele, pode ter havido algum vício que pode ser apontado, mas não é correto que o governo agiu de forma leviana.

O processo de demarcação da Raposa Serra do Sol teve início em 6 de agosto de 2002, através da Portaria 1141/92, ainda no governo do então presidente Fernando Collor de Melo. Desde então o processo vem se arrastando, tendo perpassado os governos de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.

No primeiro mandato do presidente Lula o decreto homologatório foi assinado em 2005.

Update - A fala do advogado Geral da União, José Dias Toffoli, foi concluída agora.

Comentário: a astmosfera de expectativa que reina em Roraima deixa no ar um quê de incerteza sobre o que vai acontecer depois do julgamento da ação pelo STF. Entidades indígenas pró e contra homologação fazem manifestações para tentar influir na decisão. Vejamos como as coisas ficarão nas próximas horas.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " O blog acompanha o julgamento do STF sobre a Raposa Serra do Sol "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.