Preconceito contra os índios

By Luiz Valério sexta-feira, 29 de agosto de 2008

O adiamento da definição da situação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol pelo Supremo Tribunal Federal (STF) provocu efeitos negativos e um clima de mais preconceito contra os povos indígenas em Roraima.

A imprensa local, por mais que se esforçe, não consegue esconder o seu preconceito e o seu alinhamento ideológico com os produtores de arroz.

Até porque estes são anunciantes de peso desses mesmos jornais, quer seja em publicidade direta de seus produtos (arroz) quer seja nas constantes notas de repúdio que têm sido veiculadas desde o acirramento da questão em 2005, após a homologação da demarcação pelo presidente Lula.

Depois do julgamento de quarta-feira, 27, interrompido pelo pedido de vista do ministros Carlos Alberto Menezes Direito, o que mais tenho escutado são manifestações preconceituosas contra índios, mesmo em tom de brincadeira.

Hoje, por exemplo, ouvi um rapaz medianamente esclarecido dizer que se visse um índio em sua frente "tocava foto" (sic).

No dia do julgamento, poucas horas depois do fim da sessão do STF, já em sala de aula no curso de jornalismo, abri o debate sobre o tema, durante a minha aula da disciplina Ética e Legislação.

Percebi como o pensamento preconceituoso contra os índios está incrustrado nas pessoas, mesmo estudantes universitários que têm uma tendeência a ser mais progressistas.

O que mais ouvi foram expressões tais como:

- Índio não precisa de tanta terra. São uns preguiçosos.

- Eles [os índios] não produzem nada. São uns manipulados.

E de nada adiantou eu dizer que o direito à terra por esses povos ancestrais está previsto na Constituição de 1988.

Argumentei também que os indídos têm o direito de viver de forma a preservar a sua cultura e que não faz parte da cultura indígena o trabalho formal, como é o nosso caso, não-índios.

Logo, os índios não são preguiçosos. Têm apenas uma cultura de sobrevivência diferente.

Mas cada vez mais que se protela uma decisão sobre essa questão, mais vai aumentado o sentimento de intolerância de um e outro lado. Isso não é bom. Os povos indígenas têm, sim, direito à terra.

Eu não sou, nunca fui e jamais serei contra esse direito. Defendo apenas o uso da racionalidade na decisão que vier a ser tomada. Qualquer que seja ela.

Imagem: Agência Brasil
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Preconceito contra os índios "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.