Tags:

Erro do TRE do Ceará motiva alteração da resolução que censura blogs

By Luiz Valério quarta-feira, 10 de setembro de 2008
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará cometeu uma barberagem ao determinar, ontem, a retirada do ar do blog Twitter Brasil.org. O juiz em questão confundiu o blog com o serviço de microblog Twitter, no qual foi criado um perfil falso da candidata Luiziane Lins, que tenta a reeleição à Prefeitura de Fortaleza.

A ratada da Justiça Eleitoral cearense provocou uma reação em cadeia na blogosfera, que se movimentou freneticamente critiando a demonstração de total desconhecimento do mundo digital, por parte dos homens de toga.

Hoje pela manhã, o blog Twitter Brasil voltou ao ar e o TSE, de sua parte, tratou de modificar parcialmente a Resolução 22.718, que proibie a propaganda de candidatos em sites, blogs e redes sociais na web. Antes a resolução só permitia a propaganda eleitoral no site do próprio candidato, que deve apresentar obricatoriamente a terminação .can.

Mas, com o abrandamento das regras, o TSE passou a permitir que os postulantes a cargos eletivos também no site dos partidos pelos quais os candidatos concorrem a uma vaga nas câmara municipais e no Poder Executivo.

Campanhas em blogs, microblogs, sites de relacionamento e redes sociais na web continuam proibidas. E eu, de minha parte, continuo achando isso uma tremenda demonstração de analfabetismo digital dos magistrados brasileiros.

Saiba mais sobre a barberagem do TRE cearense aqui, aqui e aqui.

Também falaram sobre o assunto Jornalista da Web, G1, DGnow, Blog da Folha, Portal Uai, Abril, iG,Folha Online, Zero Hora, Baguete, Direito e Trabalho e o portal Comunique-se.

Marcadores:

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Erro do TRE do Ceará motiva alteração da resolução que censura blogs "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.