Guia do Eleitor Cidadão - manual contra a picaretagem política

By Luiz Valério segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Recebi a notícia da Assessocira de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Roraima, por e-mail, no final de semana. Mas como resolvi me desconecar por completo e dar uma paradinha na minha vida digital para viver a realidade familiar, somente hoje posto um comentário sobre a iniciativa da Justiça Eleitoral local de distribuir o "Guia do Eleitor Cidadão".

Considero esta uma atitude das mais louváveis, uma vez que a cartilha vai esclarecer paras os eleitores qual o papel do prefeito e do vereador, assim como de onde vem e a quem pertence o dinheiro destinado aos municípios. O guia também se propõe a explicar quais ações exigir da prefeitura e da Câmara Municipal.

Há também informações sobre filiação partidária, o que pode ou não pode ser feito em relação à propaganda eleitoral e as principais datas que o eleitor deve saber sobre o pleito de outubro. O material é todo ilustrado em linguagem simples e objetiva e traz ainda informações sobre como saber se um administrador é bom ou mau e como é feita a escolha dos prefeitos e vereadores (sistema majoritário e proporcional).

Num país desenvolvido onde a educação dos cidadãos e levado a sério esse tipo de orientação seria totalmente desnecessária. Porém, no Brasil, onde os eleitores são tratatos como gado em currais eleitorais pelos políticos e onde a educação, aquela que forma cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, é relegada a segundo plano, tais informações são extremamente úteis.

Eu já tive oportunidade de esclarecer para estudantes universitários, na faculdade particular em que ministro aulas nas disciplinas Ética e Legislação em Jornalismo e Jornalismo e Opinião Pública, qual a função de um deputado federal, estadual senador, vereador... Por incrível que pareça, mesmo estando cursando faculdade, há muita gente que não sabe quais as atribuições de um parlamentar em níver federal, estadual ou municipal. Se universítários não sabem, o que dizer de pessoas analfabetas, semi-analfabetas ou analfabetas funcionais?

 Sendo assim, a iniciativa do TRE de disponibilizar O Guia do Eleitor Cidadão para o eleitorado roraimense é das mais importantes. Os interessados podem procurar o cartório eleitoral ou a sede do Tribunal Regional
Eleitoral e pegar o seu Guia do Eleitor Cidadão.

 PS -  A cartilha foi elaborada  pelo Senado Federal em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Guia do Eleitor Cidadão - manual contra a picaretagem política "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.