Pesquisa prevê eleição de Iradilson já no primeiro turno

By Luiz Valério quarta-feira, 3 de setembro de 2008
De acordo com levantamento feito pela Agência Brasil, Boa Vista (RR) é uma das duas capitais brasileiras cuja eleição para prefeito será decidida logo no primeiro turno.

Nos bastidores políticos locais circulou informação, na semana passada, acerca de uma pesquisa segundo a qual o prefeito e candidato à reeleição Iradilson Sampaio apareceria com 58% das intenções de voto contra apenas 11% do seu concorrente, deputado pederal Luciano Castro.

A pesquisa da Agência Brasil indica que dos 5.565 municípios do país, apenas 77 têm possibilidade de realização de segundo turno nas eleições de outubro. Os dados que fundamentam a pesquisa são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A outra capital que deve ter a eleição para o cargo majoritário decidida já no primeiro turno é Palmas (TO).

A Constituição Federal determina que o segundo turno só pode ocorrer em municípios com mais de 200 mil eleitores e quando nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta dos votos no primeiro turno. Boa Vista possui 159.075 eleitores registrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e em Palmas, 127.106 eleitores.

No Estado de São Paulo, que tem 29.143.285 eleitores (o que representa 22,3% do eleitorado do país) há 21 municípios em que deve haver segundo turno no dia 26 de outubro. O Rio de Janeiro, com dez municípios, e Minas Gerais, com sete, vêm em seguida.

Estados como o Maranhão, com 4.159.519 eleitores em 217 municípios, e o Acre, com 443.148 eleitores em 22 municípios, devem ter segundo turno apenas nas: São Luís, com 636.914 eleitores, e Rio Branco, com 201.620 eleitores. Na Bahia, com 417 municípios e 9.153.629 eleitores, poderá haver segundo turno em apenas duas cidades: a capital, Salvador, e Feira de Santana.

Segundo o TSE, o eleitorado da capital paulista (8.198.301 votantes) é o maior do país, seguida pela cidade do Rio de Janeiro (4.579.365) e por Belo Horizonte (1.77.234).

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Pesquisa prevê eleição de Iradilson já no primeiro turno "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.