Quando a imprensa tenta censurar a imprensa

By Luiz Valério sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Jornalismo e política partidária em Roraima andam de mãos dadas. Empresas jornalísticas e partidos e governos  às vezes se confundem. Em época de campanha eleitoral a coisa beira o absurdo. Jornais viram panfletos de campanha de um e outro candidato. Quando a mensagem não vem explícita, surge de forma subliminar.
O pior de tudo é quando, em decorrência de interesses não jornalísticos, mas políticos, a imprensa quer censurar a imprensa. Fui informado há pouco pelo jornalista Avery Veríssimo, editor do jornal Monte Roraima, semanário mantido pela Fundação José Alamano, que por pouco a edição que vai às ruas amanhã não foi modificada por pressão da direção da Editora Folha de Boa Vista, onde o fotolito da capa e contra-capa do semanário é revelado.
A edição de amanhã do jornal Monte Roraima trará uma matéria sobre esse entrelaçamento mídia/poder político, tendo como pano de fundo o episódio envolvendo a equipe da produtora que faz a campanha do deputado federal Luciano Castro (PR) e o jornal da família Cruz.
Na semana passada houve um entrevero nas imediações da Folha, onde sobrou acusação de invasão da sede do jornal por parte dos funcionários da produtora. O episódio virou caso de polícia, com boletim de ocorrência registrado e tudo. O Monte Roraima resolveu abordar o assunto, com uma matéria assinada pelo jornalista Ribem Leite tratando dos interesses cruzados entre o poder político e mídia local.
Quando o fotolito da edição do Monte Roraima foi revelado e a direção da Folha de Boa Vista tomou conhecimento da matéria estampada na capa do jornal, logo acionou o bispo D. Roque Palocci, diretor da Fundação mantenedora do semanário, na tentativa de que o material fosse retirado e a capa modificada. A tentativa de censura prévia a um jornal partindo de uma empresa de comunicação similar é algo inaceitável. Ainda bem que não foi adiante. O bom jornalismo é quem ganha com isso.

PS - Eu sei bem o que é ser alvo da ira do patronato midiático. Em 2005 escrevi um artigo publicado na própria Folha de Boa Vista, no qual fazia uma avaliação dessa relação da mídia com o poder e acabei demitido. Aqui em Roraima há alguns assuntos tabus que ainda que estejam sendo discutidos amplamente pelas pesssoas medianamente esclarecidas não podem ser tratados pelos jornalistas. Se quiser falar sobre determinados assuntos tem que montar seu próprio jornal. Por isso estou aqui nesta área livre que é a blogosfera.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Quando a imprensa tenta censurar a imprensa "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.