Relatório 2008 do Technorati revela crescimento vertiginoso da blogosfera

By Luiz Valério quarta-feira, 24 de setembro de 2008
O Technorati, maior indexador de blogs do mundo, publicou ontem o relatório 2008 sobre o crescimento da blogosfera. Os números são extraordinários: foi contabilizado o número recorde de 133 milhões de blogs indexados pelo Technorati desde o ano de 2002; nada menos do que 7,4 milhões de blogs foram atualizados nos últimos 120 dias e 1,5 milhão de páginas tiveram atualizações na última semana. Nas últimas 24 horas antes da publicação do relatório nada menos que 900.000 blogueiros haviam escrito algum post (artigo) em suas páginas. Veja os números completos na figura abaixo sobre os dispositivos utilizados para atrair visitantes para os blogs.



Ainda há quem haja com desdém sobre o fenômeno blog. Mas desde 2003, quando entrei em contato com essa nova mídia pela primeira vez, tenho levado o assunto a sério e buscado estudar com dedicação esse fenômeno que tem provocado mudanças profundas nos processos de comunicação individual e de massa. Os dados do Technorati afirmam que os blogueiros “investem o tempo significativo em criar e em actualizar seus blogues, assim como a condução do tráfego e a retenção de suas audiências”.

 
As eleições americanas também turbinaram a blogosfera nos Estados Unidos. As tags (palavras-chave) Barack Obama e John McCain estiveram sempre presentes nos blogs aumentando o tráfego dos blogs politicos. No dia 29 de agosto o Technorati registro o impressionante número de 18.000 posts escritos sobre Barack Obama. Não foi à toa que a candidatura do senador negro à Presideência dos EUA decolou e suplantou a da toda poderosa ex-primeira-dama Hilary Clinton. Veja nos gáficos a seguir:
 



Os proprietários dessas páginas também estão usando sistemas de alimentações de RSS, o vídeo, as fotos, e as atualizações móveis, assim como todas as ferramentas disponíveis para tornar seus blogs cada vez mais conhecidos e influentes. O relatório mostra que os blogueiros mais influentes são os mais prolíficos. Com o objetivo de atrair visitas para as suas páginas, blogueiros empregam toda sorte de recursos tecnológicos disponíveis, como indexar seu blog no próprio Technorati ou no site de busca Google e ainda lançam mão de visitas a outros blogs à espera de que sejam retribuídos com o retorno dos proprietários dos blogs visitados. Aliás, esta é a forma mais simples e direta de se conseguir visitas na blogosfera.



O estudo do Technorati revela que milhares de blogs continuam a serem criados e abandonados por seus proprietários. Os dados mostram que “a metade de blogues ativos atrai mais de 1000 visitantes mensais. Os números dizem ainda que os blogs com autoridade mais elevada no indexador são aqueles tipicamente actualizados com mais freqüencia do que os que recebem atualizações espaças. Leia o relatório completo aqui (em inglês). E saiba um pouco mais aqui também.

Por tudo isso, tenho a convicção de que os blogs podem ser um poderoso instrumento de democratização da comunicação, de educação política e um mecanismo a ser utulziado pela sociedade civil organizada para se fazer ouvir pela autoridades. Como jornalista, optei por usar este blog para externar minhas opiniões sobre a política local, fugindo as amarras editoriais.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

Um comentário to ''Relatório 2008 do Technorati revela crescimento vertiginoso da blogosfera"

ADD COMMENT
  1. Como não irei xingar ninguém espero que meu comentário seja liberado, ehehehehe

    Muita gente abre blogs na esperança vã de ficar rico. Quase uma AMWAY descompromissada. Daí essa alta mortalidade. No meu círculo de conhecidos muitos pararam por se sentirem inúteis em seus protestos contra as sacanagens políticas do Brasil varonil. Uma pena

    Obrigado pela visita. E sua biografia minimalista é muito boa.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.