Os blogs e a Declaração Universal dos Direitos Humanos

By Luiz Valério quarta-feira, 29 de outubro de 2008
O surgimento dos blogs como novo fenômeno midiático causou profundas modificações nos processos de comunicação, notadamente na relação emissor/receptor de mensagens. A blogosfera é um espaço propício à livre expressão sem filtros ou barreiras editoriais. Um ambiente no qual cada cidadão, querendo, pode ter o seu espaço particular de comunicação para expressar suas opinições e pensamentos.
Esse caráter libertário da blogosfera tem tudo a ver com o artigo XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O texto em questão diz que:
Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.
Sendo assim, a blogosfera criou um novo paradigma no qual os que antes eram anônimos e oprimidos sem direito a verbalizar sua insatisfação contra os opressores passaram a ter o seu canal de comunicação. Um exemplo muito positivo é o da filósofa-blogueira Yona Sanchez, que mantém o turbinado  Generation Y, que recebe diariamente milhares de comentários. Yona escreve sobre o seu dia-a-dia em Cuba e os problemas sócio-políticos que a ilha de Fidel enfrenta.

Os blogs também têm servido para que pessoas antes anônimas possam se manifestar contra situações que se mostram como ameaças aos direitos humanos. A força dos blogs se deve ao caráter de rede social que se forma quando blogueiros se juntana numa chamada "infestação blogueira", que nada mais é um determinado número de autores de blog (que podem ser DEZENAS ou MILHARES) se manifestando sobre um mesmo tema. Assim, os blogs materializam da forma mais legítima os preceitos do artigo XIX da DUDH.

Imagem: Blog Desacreditado
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Os blogs e a Declaração Universal dos Direitos Humanos "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.