Depois da ressaca das eleições, estamos de volta

By Luiz Valério terça-feira, 7 de outubro de 2008
Passei alguns dias sem publicar uma nova edição da coluna. Mas estamos de volta com as notas apimentadas de sempre. Então, vamos a elas:






Mulher e política
As eleições em Roraima demonstraram o quanto as mulheres têm pouca participação na política local. Em nenhum município a prefeitura foi conquistada por uma mulher. Em quatro cidades roraiemenses as mulheres conquistaram o cargo de vice-prefeita, incluindo Boa Vista, com a ex-deputada federal Sueli Campos (PP), que foi inclusive inserida na lista dos políticos ficha-suja.


Mulher e política 1
Por outro lado, no município do Cantá, dos nove vereadores que comporão a Câmara de Vereadores na próxima legislatura cinco são mulheres. Apenas quatro homens conseguiram se eleger. Dos atuais vereadores, apenas dois se reelegeram. Demonstração de que os atuais legisladores do Cantá não fizeram nada com coisa nenhuma.


Mulher e política
E a deputada Maília Pinto (PSDB) lamentou que as mulheres roraimenses não demonstrem interesse em participar da vida política do Estado. É realmente lamentável. Enquanto isso, os marmanjos mal intencionados vão dominando a cena.


Perdedor vitorioso (?)
O deputado estadual Ivo Som (PTN) parece viver num outro mundo. Ele foi à tribuna da Assembléia Legislativa, hoje, para comentar o resultado das eleições e dizer que o deputado federal Luciano Castro (PR), derrotado na disputa pela prefeitura de Boa Vista na disputa com Iradilson Sampaio (PSB), foi um vitorioso. Como assim? Desde quando perder é ganhar?


Sobre maturidade
A deputada Marília Pinto disse que o eleitor roraimense tem dado demonstração de maturidade uma eleição após outra. Sinceramente, tenho cá minha dúvidas. Um eleitor maduro jamais faria de um político como Chico Doido (PR) o vereador mais votado de uma capital.  

 Só pra refletir

E por falar em Chico Doido, fala-se à boca pequena em Boa Vista que ele investiu pesado na sua campanha, daí a expressiva votação que obteve no último domingo. Foram mais de 3 mil votos. A pergunta que fica no ar é: de onde veio o dinheiro gasto por ele? É do conhecimento de todos que até bem pouco tempo atrás Chico Doido cumpria pena sob acusação de tráfico de drogas. É preciso rigor na análise das contas desses candidatos.


E ainda tem mais

Vale lembrar ainda que Chico Doido é suplente do deputado estadual José Reinaldo (PSDB), contra quem há uma ação de cassação de mandato tramitando no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima que pode, inclusive, vir a ser julgada até amanhã.


Vamos deixar de mentir...
Indignado com o envio de um projeto de lei que tinha por objetivo revogar uma lei de sua autoria que fixava uma data para a Feira e Exposição Agropecuária de Roraima (EXPOFERR), o deputado Leonildo Laia (PRTB) peitou a líder do governo, deputada Aurelina Medeiros (PSDB), sobre os argumentos utilizados para convencer os demais parlamentares a votar a favor da proposta governamental.


Vamos deixar de mentir...1
Sem aceitar a não fixação de uma data para EXPOFERR, o deputado Laia, esbravejou: "Vamos deixar de mentir para o povo. Vamos falar a verdade para o povo..." O parlamentar disse que sem fixar uma data para a realização do evento agropecuário, os pequenos e médios produtores não têm como se preparar para participar da feita. Isso, além de não terem como conseguir financiamento junto às instituições financeiras.


Resposta de Aurelina
"Eu quero pedir que o deputado Laia se Oriente e se informe. Como ele pode dizer que estamos mentindo para o povo?". E um ficou de beicinho para o outro.


Troca de afagos
E os deputados nunca perdem a oportunidade de trocar "afagos" com Flamarion Portela (PTC), recém-chegado à Casa depois da cassação de Chico da Verduras. Ao tentar usar o microfone sem a permissão do presidente da Mesa-Diretora em exercício, deputado Chico Guerra (PSDB), Flamarion foi interrompido de forma beeem discreta. "A palavra não está com o senhor. Fique quieto aí", bradou Guerra. Portela resmungou baixinho e calou.

Marcadores:

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Depois da ressaca das eleições, estamos de volta "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.