Eu e o outro

By Luiz Valério sábado, 4 de outubro de 2008

Descobri hoje, por acaso, que tenho um sósia de 73 anos. Fui a um hospital aqui em Boa Vista para, por precaução, tomar uma dose de vacina antitetânica e ao tentar me cadastrar no setor de triagem do local fui surpreendido com a informação da antendente de que eu já estava devidamente cadastrado. Havia nos registros do hospital um outro LUIZ VALÉRIO DA SILVA. Exatamente isso. Luiz com Z, assim como eu, e ainda por cima, com meu sobrenome.

Porém, ao verificar mais atentamente, a atendente logo percebeu que o outro Luiz Valério tinha mais que o dobro da minha idade. O meu homônimo nasceu em 29 de dezembro de 1935. Somente 39 anos depois é que eu viria ao mundo. É engraçado e um pouco estranho descobrir que nosso nome não é único, que há outros com o nome igualzinho ao nosso. Numa busca no Goole já havia encontrado outros "Luízes" Valério. Encontrei Luiz Valério Neto, Luiz Valério Rossetto, Luiz Valério Ribeiro, este um vereador por Lagoinha (SP), Luiz Valério Ramos e tantas outras pessoas com os meus dois primeiros nomes. Mas nunca havia encontrado outro LUIIZ VALÉRIO DA SILVA. Curioso.

Mas isto não é privilégio meu. Aconteceu algo ainda mais curioso na República Democrática do Congo. Em fevereiro do ano passado, o primeiro-ministro congolês, Antoine Gizenga, ao convocar o seu novo ministro de Comércio Exterior, Kasongo Ilunga, recebeu o documento de três pessoas com o nome exatamente igual reivindicando o cargo. Dois dos pretendentes tinham como primeiro nome Andre e Pierre. O terceiro se apresentou apenas como Kasongo Ilunga. E aí se formou a confusão.

Quantas pessoas com o mesmo nome que o nosso andarão anônimas nas ruas, "perdidas" no meio da multidão? Você sabe de algum caso? Conte-me.

Imagem: Carol Camargos
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

Um comentário to ''Eu e o outro"

ADD COMMENT
  1. Acho meio difícil encontrar outra pessoa com o mesmo nome do que o meu, já que meu nome é composto de 5 substantivos.
    Eu não gostaria de descobrir que a outro cara com o meu nome, fica chato, perde a exclusividade.
    Prefiro manter a minha ignorância e pensar que há só um Mateus Henrique.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.