Fuga em massa: chama o bandido que a polícia vem aí!

By Luiz Valério sexta-feira, 3 de outubro de 2008
Ser criminoso em Roraima é moleza. As autoridades penitenciárias não têm a menor capacidade de manter detentos perigosos atrás das grades.
Na madrugada de ontem 24 "garotos bacanas" fugiram da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo. Detalhe: um único policial vazia vigília na guarita. Viu o movimento, mas não pôde fazer nada. É a versão que corre na imprensa local.
A Secretaria de Justiça informou à imprensa que esta foi a maior fuga de presos já registrada em Roraima, mas não explica como isso pode acontecer. Vale dizer este ano form registradas outras debandadas de detentos.
As ferramentas utilizadas pelos presos para fugir: duas terezas (cordas feitas de pano). Os fugitivos são acusados de crimes como assaltos, furtos, tráfico de entorpecentes e homicícios.
Faz tempo que venho dizendo aqui que o sistema carcerário roraimense é falho e falido. O pior de tudo é que o governo não toma uma atitude diante desse caos.
Há alguns anos eu tive a oportunidade de fazer matéria dentro da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo e vi o quanto as condições de segurança e higiene são precárias por lá.
No mais, há uma certa facilidade para os presos conseguirem objetos, drogas e até aparelhos de celular o que ajuda na organização das fugas em massa.
Diante de tanta irresponsabilidade e incompetência é preciso gritar: "chama o bandido que a polícia vem aí!".
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

5 comentários to ''Fuga em massa: chama o bandido que a polícia vem aí!"

ADD COMMENT
  1. ora, aqui no sul maravilha é igualzinho

    ResponderExcluir
  2. Rayol,
    Parece que a nossa segurança está entregue às moscas!

    ResponderExcluir
  3. O problema não é apenas em Roraima.
    E não pense que fico "orgulhosa" em dizer isso, rs.
    Eu ainda acredito que o sistema carcerário/penal do país pode melhorar.
    Começando do zero, mas pode.

    Cada dia a população tem mais raiva e a vontade de fazer justiça com as próprias mãos aumenta.
    A falta de credibilidade na segurança nacional é tão mínima que não estamos longe de ver muito homicida, traficante...sendo morto “pelo povo”.
    Quando na verdade o povo deveria fazer de tudo para conseguir incluí-los novamente na sociedade.
    Tudo bem que vem a famosa frase “nos outros é refresco” e com certeza se alguém da minha família fosse vitima de alguma violência meu comentário seria diferente. E exatamente por isso, essas poucas pessoas que ainda não foram assaltadas, ainda não perderam nenhum familiar nessa “guerra urbana” deveriam se conscientizar e ajudar em projetos sociais ou qualquer outra forma...
    Talvez para manter esse “ainda” não foram.

    ResponderExcluir
  4. Você tem razão, Carol. A situação do sistema carcerário em todo o Brasil e deprimente.

    ResponderExcluir
  5. Rayol,
    Parece que a nossa segurança está entregue às moscas!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.