O que se pode esperar da Câmara de Vereadores de Boa Vista?

By Luiz Valério segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Terminada a apuração dos votos aqui em Boa Vista, capital de Roraima, na noite de ontem, chegou-se a um resultado em que apenas sete dos 13 vereadores reeleitos. Eu ainda considero muito. Ano após ano a qualidade representativa da Câmara de Vereadores de Boa Vista só cai ladeira abaixo.
E prece que a coisa agora não vai ser muito diferente, apesar de seis assentos terem novos ocupantes. A constatação de como o eleitor boavistense vota mal foi o nome que acabou se consagrando como o verador mais votado desta eleição: Chico Doido (PR). O nome diz exatamente o que ele é. Chico já cumpriu pena recentemente por tráfico de drogas. Se ele for eleito presidente da Câmara, por exemplo, que presidente teremos?
Os outros que voltaram são inexpressivos e cumpriram um mandato de faz de conta, cuja finalidade foi atender aos seus projetos de poder pessoal. Alfonso Rodrigues (PR) é um vereador de cinco mandatos, mas que só usa a função para mudar nome de rua. Projetos significativos para a população nunca apresentou. Lourdes Pinheiro (PSB) usa o seu mandato para transitar entre os poderes, ora assumindo cargos no Executivo, ora se licenciando para tratar de assuntos pessoais. O mandato só serve a ela mesma, quando deveria servir à população.
O jovem Masamy Eda (PMDB), que poderia ser um diferencial, mostrou-se um vereador igualmente inexpressivo e preocupado apenas com os seus interesses pessoais. Sebastião Neto (Pelé, PR) também não mostrou serviço na atual legislatura. Se expressa com dificuldade e seus projetos não têm impacto nenhum sobre a vida da população. George Melo ( PSDC) é o que se pode chamar de vereador vasilina, tapioca ou qualquer locução adjetiva do gênero. Muda de lado de acordo com a temperatura da chapa. Desde de 2002, quando cheguei a Boa Vista, Melo já mudou de partido quatro vezes. Era do PSDB, depois foi para o PT, em seguida se filiou ao PV e agora, temendo as dificuldades para se eleger, se filiou ao PSDC. Obteve 1.827 votos.
O pedetista Telmário Mota é um político de modos truculentos à moda Paulo César Quartiero (PDT). Tem uma prática política de apelo populista. Braz Behnck (PPS) é um político de poucas palavras, não conheço projeto de impacto apresentado por ele desde 2002, período que iniciei minhas coberturas da Câmara de Vereadores de Boa Vista.
Os novatos são desconhecidos do grande público e, confesso, deste jornalista que vos escreve essas mal traçadas também, com exceção de Idinaldo Silva (o Dunga), que transita com certa desenvoltura pelos gabinetes da Assembléia Legislativa e do Governo do Estado, para quem presta serviços. Bom leitor, daí você tire as suas próprias conclusões. Que Câmara de Vereadores nós teremos aqui em Boa Vista? Só o tempo dirá. 

Marcadores:

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " O que se pode esperar da Câmara de Vereadores de Boa Vista? "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.