Os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

By Luiz Valério quarta-feira, 29 de outubro de 2008

No dia 10 de dezembro estaremos completando 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Foi em 1948 que, numa assembléia Geral das Nações Unidas, se proclamou o documento composto por 30 artigos que, de forma abrangente, visam garantir os direitos à uma vida com dignidade independente de credo, cultura, convicções políticas etc a todos os seres humanos. O caráter abrangente do texto da DUDH tem por finalidade assegurar os direitos civis e sociais dos cidadãos em todo o mundo.

Passadas seis décadas da proclamação da DUDH, o tema Direitos Humanos passou a ser uma bandeira cuja defesa de universalizou. Não poderia ser diferente, afinal, tais direitos são a materialização da dignidade da pessoa humana. Por isso, este conceito ganhou aceitação em todas as culturas e civilização, ainda que num ou noutro país esses direitos sejam desrespeitados.

Cabe a cada um de nós trabalhar sempre vigilantes na defesa dos dieitos que asseguram a dignidade humana. Mesmo diante de diferenças étnicas, religiosas, culturais e políticas é preciso que permanentemente se reafirme a defesa dos direitos humanos.

Numa época em que guerras são promovidas em cima de mentiras, com o único objetivo de conseguir vantagens econômico-financeiras, urge que cada um de nós seja um defensor dos direitos que garantem uma vida digna para todos. O combate à pobreza, à corrupção política, aos abusos de poder, à manutenção de torturas em pesídios entre tantas outras mazelas sociais é uma forma de promover os direitos humanos.

Não deixe essa data passar em branco na sua vida. Seja você também um defensor dos Direitos Humanos.

Marcadores:

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.