Saiba quem são os donos da mídia no Brasil

By Luiz Valério quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Está no ar um projeto bstante interessante em defesa da democratização da comunicação no Brasil. Trata-se do site Donos da mídia, tocado por ninguém menos que o jornalista e escritor Daniel Herz, autor do polêmico livro A História Secreta da Rede Globo, no qual ele denuncia a entrada de capital estrangeiro para viabilizar a construção do maior império midiático do país.

O projeto Donos da mídia disponibilizou uma pesquisa bastante ampla sobre quantos são, onde estão e a quem pertencem os veículos de comunicação no Brasil. A constatação a que Herz chegou não foi nenhuma surpresa: a maioria dos meios de comunicação está concentrada nas mãos de políticos quer seja direta, como sócios, ou indiretamente. Veja o gráfico abaixo:

 A pesquisa publicada no site revela que em Roraima há 18 veículos de comunicação, boa parte deles ligados a grupos de poder, quer seja o Governo do Estado quer sejam parlamentares federais. Por exemplo: o maior grupo de comunicação é o Grupo Tropical de Comunicação, pertencente ao deputado federal Luciano de Castro (PR) e ao senador Mozarildo Cavalcanti (PTB).

No que diz respeito a Roraima, o ponto falho da pesquisa é o fato do jornal Folha de Boa Vista ser apontado como o único impresso de circulação diária no Estado, ignorando-se, assim, a existência do jornal Roraima Hoje, que apesar da sua política editorial um tanto escrachada está aí na praça e tem lá os seus leitores, e dar como existente o falecido e enterrado Brasil Norte, que já não existe há cerca de dois anos.

Em nível nacional, os números da concetração da mídia em poucas mãos é assombroso:

  • A Rede Globo de Televisão, por exemplo, tem nada menos de 340 veículos (emissoras de rádio e televisão espalhadas em todo o território nacional).  
  • Em segundo lugar vem o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT, com 206 veículos).
  • A Rede Bandeirantes vem na sequência como detentora de 165 veículos.
  • Em quarto lugar aparece a Rede Record é proprietária de 162 veículos de comunicação, inclusive o jornal de maior tiragem do país, o semanário Folha Universal.
  • E a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), pertencente ao governo federal, tem 95 veículos de comunicação.

A bandeira do projeto, a democratização dos meios de comunicação no Brasil, é expressa no texto de apresentação do Donos da Mídia da seguinte maneira:

O esforço que aqui iniciamos inclui a necessidade de permanente atualização e validação destes dados, proporcionando informações consistentes e confiáveis sobre este panorama. Para isso, esperamos contar com todos os cidadãos e entidades dispostos a colaborar com a construção de uma sociedade onde a democratização da comunicação não seja apenas uma quimera.
Todos que se interessam pelo tema devem dar uma passeada pelo site e conferir as informações. Além da radiografia sobre o mídia no Brasil, há artigos e documentos importantes para quem empreende pesquisas sobre o assunto. O site também disponibiliza um link para a biografia de Daniel Herz e o seu histórico profissional, além da íntegra do livro A história secreta da Rede Globo.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

Um comentário to ''Saiba quem são os donos da mídia no Brasil"

ADD COMMENT
  1. E as pessoas ainda acreditam que existe liberdade de expressão...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.