Deputados querem mais poderes

By Luiz Valério terça-feira, 4 de novembro de 2008
Agora há pouco o deputado estadualpelo Tocantins e presidente da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), Cesar Halum, discursou na Assembléia Legislativa de Roraima sobre a necessidade de fortalecimento do Poder Legislativo.
Halum, pegando uma deixa do deputado Mecias de Jesus, presidente da Assembléia roraimense, disse que lutará para que a entidade que preside ganhe maior representatividade para que possa defender os interesses dos legislativos estaduais.
Por sua vez, Jesus afirmou que os deputados não podem se contentar com meros aprovadores de orçamentos do Executivo.
"O Poder Executivo não sofre pressão porque é quem paga as contas, o Judiciário porque manda prender, mas o Legislativo que não tem a chave do cofre e nem das cadeias é atacado por todos os lados", frisou.
Cesar Halum parlamentar disse estar confiante de que a Proposta de Emenda à Constituição Nº 13 (conhecida como PEC 13) será aprovada pelo Congresso Nacional, aumentando os poderes dos lesgisladores estduais. Uma das prerrogativas que os deputado estaduais querem recuperar é a de poder legislar sobre a criação, fusão e anexação de municípios.

Comentário do Editor
Na maioria das vezes são os próprios deputados que se colocam no papel de subalternos dos chefes do Poder Executivo. Dependendo dos interesses em jogo, os parlamentares brasileiros não se incomodam de apenas assinar embaixo nas deciões dos mandatários. Claro que há exceções de deputados que conseguem ser aliados sem serem submissos. Mas isso é uma raridade.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Deputados querem mais poderes "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.