Hoje é Dia do Radialista

By Luiz Valério sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Hoje é o Dia do Radialista, uma profissão das mais bonitas, mas que é tida como menos importante devido ao veículo ser o primo pobre entre todos os meios de comunicação.
Iniciei a minha carreira na imprensa em abril de 1995, como plantonista esportivo da Rádio Cetama de Barbalha, cidadizinha simpática encravada na região sul do Ceará. De lá para cá não parei mais. Só mudei o meio no qual trabalho.
O rádio é um dos veículos de maior penetração entre as classe menos favorecida, pois onde não chega a televisão o radinho de pilha, por seu baixo custo, está lá, levando informação e entretenimento às pessoas simples.
É também um meio de comunicação que poderia ser utilizado para disseminar cultura e educação de qualidade. Mas, ao contrário, é muito mal utilizado por quem tem as concessões públicas para explorar as ondas eletromagnéticas.
Infelizmente, o rádio no Brasil está nas mãos de grupos políticos que montam suas emissoras para lhes servir de palanque eletrônico. É assim aqui e em todos os lugares.O poder do rádio enquanto veículo de comunicação é muito grande. Por isso deveria er melhor utilizado.
Sobre a data - As comemorações do Dia do Radialista sofreu uma alteração recente. Até 2006 se comemorava o dia do profissional de rádio em 21 de Setembro. Porém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma Lei instituindo o dia sete de novembro como o Dia do Radialista. A escolha é decorrente do fato da data marcar o nascimento do compositor, músico e radialista Ary Barroso.

Conheça na comunidade Caros Ouvintes um pouco mais sobre a profissão de radialist a sobre a história do Dia do Radialista.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Hoje é Dia do Radialista "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.