Novo protesto contra o projeto castrador de Azeredo

By Luiz Valério quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Blogueiros de todo o país protestam contra a tramitação, na Câmara dos Deputados, do projeto de lei do senador Azeredo que trata sobre crimes digitais. Na avaliação dos blogueiros, eu incluído, a proposta de Azeredo, engessa a internet e traz proibições às redes P2P.

Em São Paulo, blogueiros organizam um manifesto denominado de flahsmob contra o projeto que já conseguiu aprovação em 09 de setembro no Senado Federal por apresentar como principal argumento o combate à pedofilia. Aumentar a pena para os pedófilos comprovados já seria uma forma de combater o crime, mas não querer castrar a liberdade e a diversidade que encontramos na Internet.

Muitos blogueiros estão se manifestando contra o projeto a exemplo de Sérgio Amadeo, um dos principaios críticos da iniciativa de Azeredo, Ana Carmen Foschine, que escreveu um post convocando para o flasmob, Lúcia Freitas, do Ladybug, que também não concorda com o projeto e diz que tudo é uma questão de escolha, entre outros.

Aliás, Sérgio Amadeo escreveu esse trecho de muita lucidez sobre a Internet:
A Internet requalificou as práticas colaborativas, reunificou as artes e as ciências, superando uma divisão erguida no mundo mecânico da era industrial. A Internet representa, ainda que sempre em potência, a mais nova expressão da liberdade humana. E nós brasileiros sabemos muito bem disso.
Outros blogueiros como o Pedro Markun, Eric Messa, Ronaldo Lemos, também se manifestaram a respeito. (Saiba mais)

O manifesto contra o projeto de Azeredo ainda está aqui para quem quiser ler e ficar por dentro. Tão logo tomei conhecimento da iniciativa e dos manifestos contrários e ela, no início semestre, tratei de me solidarizar. Não se pode querer combater um crime (a pedofilia) atentando contra a diversidade e liberdade da internet. É preciso discutir e pensar outras formas de punir as mentes doentes que praticam abusos contra crianças e adolescentes.

Imagem: Lúcia Freitas (Ladybug)

PS - Foi a Ana Carmen quem me lembrou desse assunto e me inspirou a escrever este post.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

Um comentário to ''Novo protesto contra o projeto castrador de Azeredo"

ADD COMMENT
  1. sou solidário... afinal, me divirto muito sacaneando os habitantes da pocilga...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.