Obama põe a raça negra no poder

By Luiz Valério quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Pode ser que devido ao pragmatismo e à esperteza dos Estados Unidos a eleição de Barack Obama para a presidência da Nação mais poderosa do mundo não traga nenhum reflexo para a relação daquele país com o Brasil.
Mas certamente a vitória de um negro ao cargo de mandatário na Nação mais poderosa do mundo tem um significado histórico muito grande. Primeiro: Barack Obama fez o eleitorado americano mudar seu comportamento cumo nunca antes visto, ganhado em estados como a Virgínia, onde nos últimos 40 anos os republicanos ganharam todas as disputas. Segundo: Obama ganhou também na Pensilvânia, Estado que tem maioria branca de eleitores.
Do ponto de vista simbólico, como já escrevi aqui há dois dias, a vitória de Obama significa uma mudança de paradigma histórico sem precedentes, pois os americanos despiram-se de seu preconceito racial e elegeram um negro para comandar os destinos do país, mesmo com este negro tendo em sua agenda propostas que vão contra os costumes conservadores da maioria da população, como é o caso da defesa da legalização do aborto e da união entre pessoas do mesmo sexo. Esses ainda são temas tabu na América.
Resta-nos aguardar o desenrolar da História, com H maiúsculo mesmo. Só o futuro nos revelará as consequências e resultados da eleição de Barack Obama para dirigir o país ícone do capitalismo num momento em que esse modelo econômico dá sinais de falência múltipla dos órgãos (institucionais).

Imagem: Transplanted Mountaineer (http://www.flickr.com/photos/mountaineerpics/)
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Obama põe a raça negra no poder "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.