Recordando uma outra aliança

By Luiz Valério terça-feira, 18 de novembro de 2008
Voltei para comentar um pouco mais sobre esses acordos políticos que vêm sendo fechados em Roraima ao longo dos últimos anos. Na primeira eleição que cobri por aqui, em 2002, me deparei com um grupo supostamente coeso, cujos cabeças pensantes eram ninguém menos que o falecido Ottomar Pinto e o senador Romero Jucá (PMDB). Juntos os dois pareciam imbatíveis. Mas o caldo degringolou em quem acabou vencendo a eleição para o Governo do Estado foi o atual deputado estadual Flamarion Portela (PTC), àquela época no PHS.
Naquela ocasião, os argumentos para a aliança entre Jucá e Ottomar, que até então eram dversários de ferro e fogo, tinha o mesmo teor da aliança reafirmada ontem entre o govenrador Anchieta Júnior (PSDB) e o senador peemedebista: "resolver os problemas que entravam o desenvolvimento de Roraima". Esses problemas se manifestavam nas mesmas questões que perduram ainda hoje: regularização fundiária, questão indígena, etc.
Quando Ottomar Pinto conseguiu apear Flamarion Portela do poder e assumir o governo, a relação com Romero Jucá já havia azedado e ambos tinham voltado a ser inimigos no campo político. Tanto assim, que numa entrevista que este blogueiro fez no dia 7 de Setembro de 2005 com Ottomar para saber se ele iria recompor com Jucá e convidá-lo a fazer parte da sua administração, a resposta dada ao entrevistador foi literalmente que ele, Ottomar, "não iria entregar a chave do galinheiro a uma raposa". Com essas palavras sem tirar ne por.
Essa é uma demonstração de que os acertos e alianças de caciques dem grupos antagônicos nascem com a solidez de uma rocha mas se desmancham como a facilidade de uma duna ao soprar de uma forte ventania. Qual o futuro dessa junção de forças entre Jucá e Anchieta, ninguém sabe. Dependendo de como um e outro cuprir a sua parte no que tiver sido acordado entre as paredes confortáveis dos gabineste tudo poderá ser um mar de rosas com ou sem espinho. Vamos aguardar para ver daqui mais um tempo.

Marcadores:

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Recordando uma outra aliança "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.