A repercussão da capa de Época sobre a blogosfera tupiniquim

By Luiz Valério quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Mais uma vez a blogosfera brasileira foi destaque numa revista de expressão nacional. A Época desta semana traz uma matéria na qual lista os 80 blogs que os aficcionados pelo tema não podem perder. O material foi motivo de alegria para muitos mas também já começou a causar a reação adversa de outros blogueiros.

Um deles é o Rafalel Barbosa que não poupou críticas aos blogueiros citados na matéria da revista da Editora Globo. Segundo ele, "Blogueiro adora falar mal de revista, mas, quando tem a oportunidade de ser citado em uma, abana o rabinho, faz gracinha e espera o biscoitinho na boca".
Rafael, que mantém o criativo blog Sem Título Ainda não é nem um pouco condescendente com os seus colegas da blogosfera. E manda mais um torpedo:
Essa matéria da Época, apesar de citar a patota da blogosfera, foi um tapa na cara daqueles que se consideram os “fodões” da nova mídia e menosprezam o poder e a relevância da mídia tradicional.
Há poucos minutos eu estava comentando com os meus alunos do curso de Jornalismo sobre a importância das mídias digitais para a profissão. Cheguei a citar a matéria da Época como um exemplo de que essas mídias, com destaque para os blogs, estão começando a ter o reconhecimento das mídias tradicionais. Mas sou obrigado a concordar com o Rafael de que apesar de criticar jornais e revistas, sempre que um blogueiro é citado por uma dessas publicações acaba por escrever um post festivo sobre o ocorrido.

Em alguns países como Portugal e Estados Unidos alguns blogs já têm tanta ou mais influência que alguns veículos da mídia tradicional. Mas aqui no Brasil ainda levará um tempo para que isso aconteça. Por isso tanta festa quando uma revista do porte de Época dá capa para o tema blog.

Aliás, se você quiser ler outro artigo que contesta a força da blogosfera é só ficar à vontade clicando aqui.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " A repercussão da capa de Época sobre a blogosfera tupiniquim "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.