Sobre alianças políticas e projetos de poder

By Luiz Valério terça-feira, 18 de novembro de 2008
Eu não sei se vocês prestaram atenção nisso, mas todas as vezes que políticos de grupos antagônicos resolvem juntar os panos de bunda em acordos antes improváveis a desculpa é que estão deixando as divergências de lado pelo bem da governabilidade, do estado, do Divino Espírito Santo, etc. Mas esses acordos são balizados sempre em troca de cargos ou algum tipo de favor, enfim, na satisfação de interesses e conveniências.
Senão vejamos: para prestar o seu apoio ao governador Anchieta Júnior (PSDB) na resolução de problemas que requerem um bom trânsito em Brasília, o senador Romero Jucá (PMDB) está escolhendo os cargos que quer ocupar no governo e, assim, reconstruindo o seu quinhão de poder no Estado depois da derrota acachapante de Teresa Jucá nas eleições de 2006. Primeiro emplacou o ex-deputado Raul Prudente de Morais na Companhia Energética de Roraima. Este foi o primeiro sinal de que a aliança "pelo bem do Estado" estava sendo fechada.
Depois foi a nomeação de Luciana Surita para a Fundação Estadual de Meio Ambiente Ciência e Tecnologia (Femact). Este foi um golpe na boca do estômago daqueles aliados do governo que criticam os ecologistas e ambientalistas "que tanto impedem o desenvolvimento de Roraima", de acordo com o pensamento do chamado setor produtivo. Luciana Surita faz parte dessa corrente ecologista onde a preservação o meio ambiente é mais importante do que projetos tortos que não têm muita preocupação com a questão ambiental.
Mas a troca de Daniel Gianluppi por Luciana Surita na Femact não é tudo. Jucá quer mais. Ainda deverá indicar o possível novo ocupante da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e do Instituto de Terras de Roraima (Iteraima). É uma questão de tempo. (Desculpem a falta de modéstia, mas au ainda não errei uma previsão). Então, essa história de "aliança pelo bem do Estado" não é de todo verdadeira. Também não é de todo mentirosa. Mas nas entrelinhas desse discurso tem muito mais interesses em jogo do que supõe a nossa limitada visão de seres comuns.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Sobre alianças políticas e projetos de poder "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.