Desenvolvimento sustentável e meio ambiente

By Luiz Valério segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Apesar de ter que ficar longe da internet e deste blog que tanta satisfação me traz, os dias que passei viajando ao interior serviram para revigorar meus olhos com lindas paisagens rurais: campos, florestas, pastagens emontanhas. Verde a perder de vista...

Fui participar da cobertura de audiências públicas sobre o projeto de Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) de Roraima, que está em tramitação na Assembléia Legislativa. Das disussões travadas com produtores rurais ficou uma constatação: o homem do campo, no seu desconhecimento sobre os efeitos nefastos que a degradação ambiental traz à vida humana e aos demais seres vivos, está mais preocupado em derrubar a floresta para produzir. Não importa o preço que todos tenhamos que pagar.

O que mais se ouviu durante as audiências foi reclames sobre a imposição do Ibama, segundo a qual não se pode desmatar mais do que 20% do lotes para fins de plantio. Os agricultores que já ultrapassaram essa cota querem que se amplie esse percentual para 50%. Reclamam que já não têm mais como produzir.

Mas dois comentários dos técnicos responsáveis pela elaboração do projeto de Zonemamento Econômico Ecológico merecem destaque aqui no blog. Um deles foi do secretário adjunto de Planejamento do Estado, professor Jaime de Agostinho. Ele dise que "o povo fala que existe pouca terra [para produzir em Roraima], mas não. Temos terra suficiente para produzir, sim. Basta fazer o devido planejamento". O segundo comentário partiu de técnico Daniel Gianluppi. Ele disse que a preocupação dos que elaboram o ZEE é "preservar o que ainda existe, mas também dar a possibilidade do produtor rural trabalhar".

Discutir leis de grande impacto com a população, antes da sua aprovação, é sempre muito louvável. Espero que além de atender aos anseios de desenvolvimento dos setores produtivos do Estado de Roraima, o ZEE possa preservar aquelas lindas paisagens que me encheram os olhos durantes os três dias viagens entre campos, florestas e montanhas.

Marcadores:

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Desenvolvimento sustentável e meio ambiente "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.