Entre o desespero e a tênue esperança

By Luiz Valério sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Índíos da Raposa Serra do Sol em Brasília - Foto: Valter Campanato/ABr

Depois da derrota parcial sofrida pelos riziultores com a manifestação favorável de oito dos 11 ministros do STF à manutensão da demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol em área contínua, a expectativa agora se volta para a promessa, feita ontem pelo presidente Lula ao governador José de Anchieta Júnior (PSDB), de que fará o repasse das terras da União para o Estado de Roraima em janeiro próximo.

A audiência de uma hora entre o governador roraimense e o presidente Lula foi intermediada pelo senador Romero Jucá. A aposta entre os jornalistas e observadores políticos de Roraima alinhados aos produtores de arroz é se Lula "terá coragem" de vir a Roraima para a solenidade de repasse das terras, conforme prometido na reunião.

Certamente, se vier ao Estado, o presidente enfrentará a ira dos ditos representantes dos setores produtivos e daqueles índios que não concordam com a demarcação da Terra Indígena em área contínua. Depois do posicionamento dos oito ministros do STF, o clima de derrota entre os que defendiam a revisão da demarcação para o sistema de "ilhas" paira no ar. A insatisfação é flagrante.

A classe política não se conforma, mas com oito dos onze votos favoráveis à permanência da homologação da forma como fora homologada pelo presidente Lula em 2005 não há muito o que fazer. No entanto, com o pedido de vista do processo pelo ministro Marco Aurélio de Mello, ainda há quem manifeste uma tênue esperança de que alguns dos ministros que votaram pela permanência da demarcação em área contínua possa mudar.

Mas, cá para nós, o que faria com que ministros que manifestaram seu voto assumindo uma posição favorável à maioria dos indígenas possam mudar de idéia? Bom, teremos que aguardar mais alguns meses para ver como ficará essa história.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Entre o desespero e a tênue esperança "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.