Os crimes políticos e a justiça brasileira

By Luiz Valério quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
O ex-governador de Roraima e atual deputado estadual pelo PTC, Flamarion Portela, é destaque na revista Veja desta semana. A publicação da Editora Abril traz uma matéria sobre o maior rigor para crimes cometidos por políticos nos Estados Unidos, onde até mentir pode dar cadeia, em contraposição à leniência da Justiça brasileira para com os engravatados.

Aqui no Brasil, os camaradas roubam, desviam recursos, fraudam licitação, fazem e acontece e ficam impunes. Veja lembra que Flamarion Portela foi cassado em 2004, em decorrência do uso da máquina pública e programas sociais para conquistar votos nas eleições de 2002, a primeira coberta por este editor aqui em Roraima. Ele também acabou aparecendo na mídia nacional como um dos protagonistas do escândalo dos gafanhotos, esquema que desviou milhões de reais da folha de pagamento do estado.

Com a cassação do ex-deputado Chico das Verduras, que trocava sopa por votos, Portela assumiu uma cadeira na Assembléia Legislativa. Hoje adota uma postura crítica contra o atual governador José de Anchieta Júnior (PSDB), que herdou o cargo de Ottomar Pinto, falecido há exatos 12 meses. Anchieta, por sua vez, também responde a processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no qual é acusado de uso máquina pública nas eleições de 2006.

O processo contra o governador Anchieta foi movido pelo senador Romero Jucá (PMDB), líder do governo Lula no Senado, que quando assumiu o Ministério da Previdência, foi acusado de oferecer fazendas fantasmas como garantia de pagamento a empréstimo conseguido junto ao Banco da Amazônia. O dinheiro emprestado financiou a empresa Frango Norte. Enfim, é uma história que tem começo e parece não ter fim. Se formos listar todos os casos de políticos roraimenses envolvidos ou acusados de participação em esquemas fraudulentos esse post não tem mais fim. Fico por aqui, então...
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Os crimes políticos e a justiça brasileira "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.