A eleição em roraima vai ser como campeonato de várzea

By Luiz Valério quarta-feira, 6 de janeiro de 2010


Quem escreve sobre política fica meio sem assunto durante esse período de recesso. Os atores políticos saem de cena e as notícias tornam-se escassas. Tudo o que resta são conjecturas e perspectivas. Aqui em Roraima, por exemplo, os comentários de bastidores versam sobre quais os caminhos e as diversas possibilidades de (re)configuração do cenário político para as próximas eleições.

Por exemplo: é sabido de quem vive os bastidores da política local que o presidente da Assembléia Legislativa teria acertado os ponteiros com Neudo Campos, candidatíssimo ao governo do Estado. Mecias seria "o candidato" ao senado com o apoio de Neudo. Isso significa uma mudança considerável no grupo político do governador Anchieta Júnior (PSDB), pois Mecias de Jesus levará consigo outros deputados sobre os quais tem influência para o grupo do ex-governador. Já fazem parte do time de Neudo: Flamarion Portela, Raul Lima, Ionilson Sampaio e Marília Pinto.

Aí, a pergunta que eu mais tenho escutado é: você acredita que o governador Anchieta Júnior conseguirá se reeleger? Ainda é muito cedo para falar sobre isso, eu sempre respondo. Mas analiso da seguinte maneira: Anchieta tem se mostrado muito impopular, foi a personalidade mais vaiada por essa bandas em 2009. Desentendeu-se com professores, policiais militares, etc. Tem demonstrado inaptidão para o cargo, depois de ter tido um início de governo que arrancou elogios até meus, que não sou muito afeito a elogios a políticos, principalmente oriundos do grupo de Ottomar Pinto.

Na outra ponta está Neudo Campos, um político que se enquadra naquele perfil dos extremamente populares. É muito querido na periferia da cidade e no interior do estado. Mas tem contra si o triste histórico de ter sido protagonista de um dos mais estrondosos escândalos políticos de Roraima nos últimos anos: o malfadado escândalo dos gafanhotos. Carrega nas costas mais de 27 processos sob acusação de peculato, formação de quadrilha e improbidade administrativa. Um currículo só comparável ao de Paulo Maluf, com a diferença de que Neudo tem muito menos tempo de vida pública que o político paulista. Enfim, ainda é difícil prever.

Ou seja, essa eleição vai ser como aqueles campeonatos que só tem times com pernas de pau: vai ser chute na canela para todos os lados e quem conseguir chegar ao final da partida menos contundido poderá marcar um gol de mão nos últimos minutos da prorrogação.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

2 comentários to ''A eleição em roraima vai ser como campeonato de várzea"

ADD COMMENT
  1. Fique à vontade para comentar neste blog. Saiba que a casa é sua.

    ResponderExcluir
  2. O deputado Neudo Campos está sendo penalizado por ter confiado em uma acessoria corrupta, mas tenho certesa que ele aprendeu escolher e quem confiar, afinal é apanhando que se aprende!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.