PNDH - um post-debate feito de twitadas

By Luiz Valério quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Boa tarde @migos,

O post abaixo é para quem não acompanha os debates no Twitter. Lá, as discussões sobre o Plano Nacional de Direitos Humanos, lançado recentemente pelo Governo Federal rende são acaloradas. Reuni todas as minhas postagens feitas no Twitter (@valerio34) sobre o assunto hoje no texto abaixo, com as devidas adequações de estilo.

Confira:

Espanta-me ver jornalistas até inteligentes repetindo a ladainha reacionária de que o Plano Nacional de Direitos Humanos (link para o documento integral em PDF) é atentatório à liberdade de expressão e de imprensa. Na verdade, o PNDH apenas busca fazer cumprir o Artigo 221 da Constituição Federal.

Só lembrando: o Artigo 221 da CF 88 prega que a produção e a programação das emissoras de rádio e televisão devem dar preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas. Diz também que a programação das tvs e emissoras de rádio devem promover o "respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família".

No entanto, os reality shows, novelas e programas pseudo-artísticos das nossas emissoras mais deformam do que formam o caráter dos telespectadores. Mas o tema Direitos Humanos não vende, não dá lucro e a sua defesa ainda pode comprometer os privilégios de alguns que só o defendem da boca pra fora.

Este é um tema complexo que ainda vai suscitar muita polêmica. Aliás, a polêmica só está começando. A defesa da liberdade de expressão e da prática da cidadania tem sido uma das minhas práticas cotidianas. Quem me conhece e me acompanha no dia a dia sabe disso. Mas esse mercado negro da Comunicação brasileira precisa de regras para diminuir os abusos. Do contrário, que se rasgue a Constituição de 1988.

Entendo que a CF 88 precisa ser lida, interpretada e praticada em seu conjunto. Um artigo dá sustentação ao outro, que sustenta outro e até o contradiz. O que eu sei é que o vale tudo da Comunicação tupiniquim tem feio uma lavagem cerebral danosa à grande massa. Daí a nossa situação política.

Me acompanhe pelo Twitter (@valerio34 e @luizvalerio) e não perca os debates. Alto nível.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " PNDH - um post-debate feito de twitadas "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.