Mais uma vez, a mídia blog mostra o seu potencial e diferencial em relação aos veículos de comunicação impressos e eletrônicos. Estou acompanhando o blog dos Pesquisadorea da Unicamp no Haiti e vejo que ele tem servido de fonte de informação para jornais de São Paulo e outros estados brasileiros. Mitos são os comentários deixados no blog, por editores de veículos de comunicação, como o Jornal Hoje e a TV Aparecida, de São Paulo, em busca de notícias e informações. Um exemplo é o Eduardo Gegório, do JH, que deixou comentário solicitando uma entrevista pelo Skype com os pesquisadores que mantém o blog:

Passei a manha toda tentando falar com vcs. Será que vcs podem entrar em contato comigo. Trabalho no Jornal Hoje, em São Paulo. Quero tentar uma entrevista com vcs pelo skype. haveria possibilidade? Vcs estao conseguindo registrar tudo isso por imagens e fotos. Estamos com dificuldades para entrar aí. Por favor, se possível mande essas imagens e informações para meu e-mail. eduardo.gregorio@tvglobo.com.br. Por favor, mande o contato de alguem no skype!! Um abraço e fiquei seguros e com Deus.
Outro que também recorreu ao blog e aos blogueiros em busca de informação foi o jornalista Ocar Herique Cardoso, que deixou o seguinte comentário no blog dos pesquisadores:

Quero neste momento encaminhar as sinceras e reais condolências a vocês pelo ocorrido no Haiti. Sou jornalista e também gostaria de saber se vocês tem, além do blog, uma outra forma de contato, telefônico, por celular, enfim, como a gente pode falar com vocês. Um abraço, Oscar Henrique Cardoso
Outro jornalista da TV Aparecida, Thiago Domingos de Farias, não se fez de rogado e se dirigiu ao blog em busca de informação:


Olá, trabalho no jornalismo da Tv Aparecida e estou acompanhando o relato de vocês do Haiti. Como vocês estão postando estes textos? Como está a comunicação no país? Tem alguma cobertura de veículos de imprensa haitianos? Essa situação de ausência de ajuda de tropas internacionais permanece? Vocês se sentem tranquilos para sair e ajudar pessoas nas ruas ou a situação de insegurança, como está descrito, continua? Parabéns pelos textos e estamos acompanhando.
Emissoras de rádio brasileiras como a gigante das Organizações Glog, CBN, igualmente recorrem aos pesquisadores blogueiros em busca de informações e pedidos de entrevistas. Eis a solicitação deixada na caisa de comentários do blog por Valter Sena, editor chefe, da CBN Campinas:


Gostaria de fazer uma entrevista com vocês para a programação aqui da CBN Campinas. Vcs têm alguma forma de comunicação fonada? Rádio, Telefone, Skipe ou celular. Mande um e-mail para mim com a resposta. abraço!
Por fim, os jornalistas como Valter Senna, da rádio CBN Campinas,  Flávio Freire, do jornal O Globo, e ainda uma repórter da Veja e da TV Brasil deixaram comentários em busca de informação.

Eu mesmo deixei um comentário no blog solicitando dos pesquisadores informações sobre a possível presença de brasileiros entre as vítimas do terremoto, uma vez que militares roraimenses também participam (ou participaram) da missão internacional que foi trabalhar pelo restabelecimento da paz naquele país da América Central.

Até bem pouco tempo, a mídia tradicional desdenhava de blog e de blogueiros, mas esses homens-mídia se mostraram capazes de superar barreiras geográficas e as condições mais adversas para relatar situações que outros meios ainda chegam com certo atraso. Os blogs são, enfim, a mída do presente. Porque o futuro já chegou.

Os relatos em tom pessoal de quem presenciou situações como os tremores no Haiti obrigam os jornais a ficarem atentos à chamada nova mídia. Afinal, por trás dos blogs estão pessoas, que com sentimentos e emoções escrevem relatos que, muitas vezes, ultrapassam em riqueza de detalhes qualquer matéria jornalística que se possa escrever. Este é o caso do blog do Pesquisadores da Unicamp no Haiti, cujos mantenedores são "testemunhas oculares" de uma história trágica.

“ Este post está participando do Concurso Profissão Blogueiro, que vai premiar três blogueiros com netbook e kit completo para quem quer ter um blog de sucesso. Acesse: http://www.ideiasnoar.com.br/profissaoblogueiro. ”
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

Um comentário to ''Terremoto no Haiti: blog de pesquisadores passa a ser a principal fonte de informação de jornalistas brasileiros"

ADD COMMENT
  1. O Celular Espião é um telefone celular comum, especialmente modificado para poder ser monitorado à distância, permitindo assim escutar as conversas telefônicas e ambientais de quem o utiliza. Acesse o nosso forun e conheça dicas de como comprar o seu celular espião.
    www.celularespiao.net

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.