Chega de censura a blogs, blogueiros e jornalistas. Liberdade de expressão já!

By Luiz Valério terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Mais um blog político brasileiro está sob censura. Atendendo a ação movida pelo deputado estadual Martinho Carmona (PMDB) contra o jornalista e blogueiro Augusto Barata, a 1ª Vara do Juizado Especial Civil de Belém do Pará, concedeu liminar ao. Autor da página "Blog do Barata". Por decisão judicial, o blogueiro e ex-editor de O Liberal está proibido de mencionar o nome do político em veículos de imprensa e sites pessoais. A autora da liminar é a juíza Luana de Nazareth Santalices, de Belém, que determinou ao jornalista e blogueiro se abster de "fazer qualquer alusão, referência ou ilação à imagem do reclamante (Martinho Carmona), direta ou indiretamente,em matéria pela internet ou qualquer outro meio de comunicação; de fazer quaisquer menções à pessoa do autor, seja em nome ou alcunha dele (Martinho Carmona, pastor Carmona, deputado pastor, Carmona ou qualquer outra forma que o reclamante possa ser identificado".

A liminar concedida pela juíza Luana de Nazareth é parte de ação movida por Carmona contra Brarata, alegando por danos morais. O parlamentar quer o pagamento, pelo blogueiro, de sessenta salários mínimos a título de reparação por comentários do jornalista em seu blog. O deputado teria considerado ofensivos os textos publicados no blog contra ele, o que motivou a ação.

Há uma audiência marcada para o dia dois de março, no Juizado Especial de Belém, quando o andamento do caso será definido. Porém, desde já, acredito que a blogosfera política deve se unir contra mais este caso de censura contra blogs no Brasil. Geralmente políticos metidos em falcatruas ou que tem uma conduta parlamentar reprovável recorrem à justiça para calar as vozes que tem coragem de denunciar seus desmandos ou criticar suas ações. O caso emblemático de censura contra blogueiros é o da jornalista amapaense Alcinéa Cavalcante que, processada pelo senador José Sarney (PMDB-AP) tem uma dívida astronômica por multas impostas pela justiça daquele estado. Outro caso recente foi o da blogueira do Mato Grosso Adriana Vandoni, também calada pela justiça. Onde vamos parar? Digamos, todos nós, um NÃO BEM GRANDE à censura e aos censores. Liberdade de expressão já e sempre!


Fonte: Portal Imprensa

Leia mais sobre o assunto aqui:

Justiça do Pará proíbe blogueiro de citar nome de deputado estadual

MAIS UM BLOG CENSURADO. O p&p declara total apoio ao jornalista Augusto Barata

Todos esses blogs também se manifestaram contra a censura sofrida pelo jornalista Augusto Barata:


http://caranovanocongresso.blogspot.com/
http://brasillivreedemocrata.blogspot.com/
http://puteiro-nacional.blogspot.com/
http://direita-ja.blogspot.com/
http://pelofimdosenado.blogspot.com/
http://bloggersemacao.blogspot.com/
http://betocritica.blogspot.com/
http://betocritica.blogspot.com/
http://eternoconflito.blogspot.com/
http://ppavesi.blogspot.com/
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Chega de censura a blogs, blogueiros e jornalistas. Liberdade de expressão já! "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.