Falta de energia no interior dá gás para oposição

By Luiz Valério terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
A "Nota de repúdio dos moradores do cantá e Bonfim" publicada hoje na capa do jornal Folha de Boa Vista, em que moradores reclamam de abandono no que diz respeito ao fornecimento de energia nesses dois municípios, é emblemática do desgaste do Governo do Estado [e do governador Anchieta Júnior] no interior.

Energia é um elemento indispensável ao desenvolvimento de qualquer sociedade. No caso de Roraima, é um quesito indispensável ao bem-estar da população, devido ao calor infernal que faz nessa região.

Mas o governo tem se mostrado incompetente para resolver tal problema.

Quando da realização das conferências municipais de Cultura, eu estive atuando como voluntário, no papel de facilitador e palestrante, em vários municípios. Estive, por exemplo, em Normandia e Bonfim, onde os colapsos de energia são constantes.

Não falo de ouvi dizer nem de depoimento da boca de terceiros. Eu estive lá, eu vi. Eu senti na pele. Morar no interior sem energia elétrica para ligar um ventilador ou um ar condicionado ou para, no mínimo, ter luz elétrica em casa para afastar os piuns é desolador.

E o pior, quando os problemas requerem soluções inovadoras, o governo retroage no tempo e entrega a direção da Companhia Energética de Roraima (CERR),a pessoas que já passaram por lá e nada fizeram, a não ser aumentar um rombo até então impagável.

Mas não sejamos inocentes. Estamos num período pré-eleitoral e a nota de repúdio também tem um quê de intenção política.

Todos que vivemos o dia a dia da política roraimense temos conhecimento da popularidade de Neudo Campos nos mais longínquos rincões desse estado. Neudo, candidato declarado ao governo.


O fecho da nota é bem elucidativo quanto às suas intenções: "As eleições estão chegando, cuidem dos cidadãos! O povo do interior não perdoará. Queremos energia já!". 


Dizem que a circunstância faz o ladrão. 

Vou adaptar a frase para o momento: as circunstâncias podem fazer um vitorioso e um derrotado num pleito eleitoral. 

O momento não é bom para o governador Anchieta Júnior. E para alguns o pensamento é o de "quanto pior melhor" para que se possa tirar proveito político-eleitoral da situação.

Este ano, o embate político vai ser dar em várias arenas. E o trabalho de aquecimento já está começando.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Falta de energia no interior dá gás para oposição "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.