O que falta para Roraima se tornar um estado melhor?

By Luiz Valério domingo, 21 de fevereiro de 2010
Boa noite meus @amigos,


Exibir mapa ampliado

Vou responder aqui no blog a uma pergunta que me foi feita no meu perfil do Formspring.me (http:///formspring.me/LuizValerio), pela estudante de Jornalismo Ray Araújo (@RhayAraujo). A pergunte é: O que você acha que precisa mudar para que Roraima se transforme num estado melhor? E vou responder aqui exatamente porque não estou conseguindo subir as respostas na minha página do Formspring.me.

Bom, vamos à resposta então.

Com o meu olhar de forasteiro [adoro esse adjetivo que me atribuíram de forma pejorativa em 2004], penso que uma das principais mudanças deve ser dar na forma como os políticos encaram a coisa pública por aqui.

Na maioria demagógicos no discurso e hipócritas nas ações, os políticos locais tratam o bem público como se fosse particular. E isso é extremamente danoso para a população.

Por outro lado, é preciso elaborar políticas públicas de qualidade em todos os setores, que resultem na melhoria da qualidade de vida da população.

A representatividade política em nível municipal, estadual e federal também precisa melhorar. A bancada federal local é inexpressiva, apática. Mas aí a responsabilidade já é do eleitorado.

Os eleitores roraimenses precisam aprender a votar. E mais: precisam ser honestos com eles mesmos. A corrupção já se tornou tão comum que parte dos eleitores não vê erro nenhum em vender seu voto ou mesmo no fato de um ou outro político se apossar de recursos públicos, desde que reparta os recursos desviados com eles.

E isso ficou explícito no Caso Gafanhotos, o grande esquema de desvio de recursos da folha de pagamento do estado para servidores fantasmas. Esse esquema escandaloso sangrou os cofres públicos durante anos e envolveu agentes do Executivo e do Legislativo.

Muita gente fazia parte do esquema e estava satisfeita com isso.

Outro aspecto a considerar é a falta de projetos de desenvolvimento viáveis. Ao longo dos anos, desde que cheguei aqui em Roraima em 2002, tenho assistido a recursos federais (do Banco da Amazônia, da Caixa Econômica, etc) voltarem por falta de projetos exequíveis. Isso denota incompetência dos gestores.

Sendo assim, é preciso que ocorram mudanças profundas no comportamento dos políticos e dos eleitores para que Roraima se transforme num estado melhor, do ponto de vista do desenvolvimento sustentado.

Teria muitos outros pontos a citar, mas vou ficar por aqui para não alongar este post.

É isso.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

Um comentário to ''O que falta para Roraima se tornar um estado melhor?"

ADD COMMENT
  1. A classe política de RR deve tratar o Estado como um Estado e não como o quinta da casa deles! Só assim RR começará a galgar algum desenvolvimento. Um abraço.

    http://caxirinacuia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.