Parque Nacional do Lavrado: novo moínho de vento a mobilizar os políticos roraimenses

By Luiz Valério quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O ano legislativo começou no Senado com os parlamentares roraimenses demonstrando preocupação com a possibilidade de criação do Parque Nacional do Lavrado (PNL). Agora há pouco, o senador Augusto Botelho (PT) fez novo pronunciamento na tribuna da Casa, criticando a proposta de criação do PNL, que constituiria uma nova reserva no estado de Roraima.

O senador roraimense disse que, se efetivada, a medida prejudicará os agricultores que vivem e trabalham em Serra da Lua, região que fica dentro da área que compreende parque proposto. Botelho observou que muitos desses agricultores se mudaram para Serra da Lua depois de serem expulsos da reserva indígena Raposa Serra do Sol.



“A maioria deles são pequenos produtores que têm quinhentas, cem, quarenta ou trinta cabeças de gado e vivem da agricultura familiar", registrou. Segundo o senador, “tirar essas pessoas de novo de suas terras pessoas que já haviam sido tiradas de Raposa Serra do Sol é brincar com o povo da minha terra”. 
O parlamentar do PT sugere que em vez da criação de uma nova reserva para a preservação do lavrado (que ele descreveu como uma espécie de "cerrado com menos árvores"), tal reserva poderia ser criada dentro das reservas indígenas já existentes, "inclusive porque o Supremo Tribunal Federal já observou que não há incompatibilidade entre preservação e área indígena".


Comentário do editor

Neste ano de eleições, muitos serão os atores políticos com e sem mandato a usarem esse discurso contra a criação do Parque Nacional do Lavrado como trampolim para conquistar algum cargo eletivo ou tentar permanecer nas casas legislativas em que estão. Como eu já disse em outra oportunidade, este é o novo moinho de vento contra o qual os “Quixotes do gogó” travarão sua luta, na falta do argumento antes usado à exaustão que era a homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Em Roraima, todos usam do mesmo discurso, tentando criar um clima de tensão para conquistar coração, mente e votos dos eleitores incautos.


Com informações da Agência Senado
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Parque Nacional do Lavrado: novo moínho de vento a mobilizar os políticos roraimenses "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.