Um pouco mais sobre a falta de compromisso dos parlamentares brasileiros

By Luiz Valério segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Numa comparação com ano de 2008, os parlamentares brasileiros que mais faltaram às sessões no ano passado aumentaram em mais de 2 mil suas ausências em votações plenárias em 2009. No ano passado, os deputados que exerciam seus mandatos totalizaram 7.643 faltas. Para 1.666 delas não foi dada qualquer explicação. As trocas e posses dos suplentes ocorridas no ano passado fizeram com que passassem pela Câmara dos Deputados 553 parlamentares, que foram responsáveis por 9.820 ausências. O dado que pode ser considerado “positivo” é que houve queda no número de ausências não justificadas. Estas totalizaram 1.066. A justificativa “licença médica” ou “missão oficial autorizada” somaram 8.788, entre 48.985 presenças em dia de votação em plenário. A contagem da presença dos parlamentares é feita apenas nos dias em que há esse tipo de votação. No total, foram 115 sessões deliberativas.


O deputado Eudes Xavier(foto acima), do PT do Ceará, minha terra natal e onde me encontro agora, também está entre os mais faltosos. O parlamentar faltou a 41 das 115 sessões deliberativas realizadas em 2009, o que representa 35,7% do total. Também justificou todas as faltas.

Comentário do Editor

Essa quantidade de faltas só mostra o quanto os nossos políticos são descompromissados com o mandato que lhes foi confiado. A justificativa "licença médica" é o caô mais utilizados pelos políticos que exercem algum mandato eletivo para faltar às sessões por dias seguidos. Digo isso porque tenho experiência de mais de uma década de cobertura política e já fui repórter setorista de várias casas legislativas em nível municipal e estadual. Por isso que sempre aconselho aos eleitores a fiscalizarem de perto o desempenho dos deputados nos quais votaram.

Com informações do site Congresso em Foco
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

3 comentários to ''Um pouco mais sobre a falta de compromisso dos parlamentares brasileiros"

ADD COMMENT
  1. Olha só Valério, não esqueça, enquete de quem destes Politicos que estão ai não vão conseguir se reeleição, estamos esperando.

    ResponderExcluir
  2. Olá Deoclécio, que bom ter você de volta ao blog. Sei que a mudança repentina de endereço deve ter impedido você de acessar o nosso espaço de debates. Mas é muito bom tê-lo de volta como leitor assíduo dos nossos apontamentos sobre as questões políticas de Roraima. Seja sempre bem-vindo. Vou, sim, postar uma enquete sobre quem tem chances ou não de se reeleger.

    ResponderExcluir
  3. foi, me perdi ...
    tô no aguardo, Boa Sorte !! Amigo !!
    Waleu!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.