VLTs, uma alternativa para Boa Vista

By Luiz Valério domingo, 28 de fevereiro de 2010
Boa Vista é uma cidade complicada do ponto de vista do transporte coletivo urbano.

O serviço é mal e porcamente explorado por empresas que não investem em qualidade, alegando que as linhas dão prejuízo em decorrência de um outro serviço falho: o dos táxi tipo lotação.

Na verdade, parece haver uma máfia dos lotações. Esses taxistas só vão para onde querem e da forma que querem.

Contam com a complacência dos gestores públicos. Aliás, os motoristas de táxi lotação atuam como cabos eleitorais e agentes de boca de urna em época eleitoral.

Estive recentemente em Juazeiro do Norte, minha terra natal, e tive uma grata surpresa: a prefeitura local está investindo em VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos). 





Trata-se de uma alternativa de transporte coletivo barata e confortável. Para se ter uma idéia, os VLTs poluem 93% menos que os ônibus [isso sem falar nos modelos elétricos, que são não poluentes] e emitem 75% menos ruídos que os automóveis. 

É uma alternativa tão barata e viável, que nesse início de operação a Prefeitura de Juazeiro paga toda a conta. Não é cobrado nada dos passageiros.

Bonito na aparência [faz lembrar os metrôs europeus, um misto de metrô e ônibus], o VLT chamado lá de "O tem de Juazeiro", liga Juazeiro do Norte a Crato, aproveitando algo em torno de 14 quilômetros de trilhos da Rede Ferroviária Federal S/A (REFFSA). [Leia mais sobre o assunto aqui]

Para implantar um sistema de VLTs aqui em Roraima seria preciso investir uma soma considerável de recursos, mas que compensaria o investimento do ponto de vista social e econômico. Isso porque seria preciso construir toda uma malha ferroviária.

Os VLTs seriam uma ótima alternativa para acabar [ou diminuir] com o estressante problema do transporte coletivo na capital, Boa Vista, e ainda poderia solucionar as dificuldades de ligação entre as longínquas cidade interioranas. 

Também é um transporte seguro, pois não tem risco de colisão, uma vez que trafega numa rota alternativa e não disputa espaço com os carros.

Seria um projeto ousado pensar na implantação desse modelo de transporte aqui no Estado. Mas seria extremamente benéfico para a população local.

Em cidades como Santos (SP) foram construídas novas ferrovias para comportar os VLTs que passarão a circular a partir de 2011. Isso demonstra que é possível fazer o mesmo aqui. Basta ousadia política e vontade de fazer.

Esse é um bom período para discutir isso sem demagogia.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " VLTs, uma alternativa para Boa Vista "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.