Ameaças contra jornalista repercutem no meio político

By Luiz Valério terça-feira, 16 de março de 2010

Meus @migos,

A denúncia feita por este blog sobre as ameaças de morte feitas ao jornalista Amílcar Júnior(@amilcar_junior), editor do Jornal Monte Roraima repercutiram imensamente no Twitter, nos blogs [Fato Real, Alcinéa Cavancante] e foram parar na tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima. Hoje o deputado Flamarion Portela (PTC) levou o assunto para debate, recebendo o apoio dos colegas de parlamento Ionilson Sampaio (PMDB), Marília Pinto (PP) e Ivo Som (PTN). O importante é que as reações das autoridades e das pessoas não fiquem apenas nos discursos indignados. É preciso que todos que sabem da importância da defesa da liberdade de expressão formem um “cordão de isolamento e de proteção” em torno do jornalista ameaçado. Até porque a situação está ficando complicada. Uma outra jornalista roraimense também está sendo coagida, desta feita pelo Governo do Estado. Trata-se da repórter da Folha de Boa Vista, Andrezza Trajano, que foi acionada na Justiça Eleitoral por uma banca de advogados contratada pelo governador alegando propaganda eleitoral negativa antecipada. A jornalista fez críticas ao governador Anchieta Jínior no Twitter e por isso poderá pagar uma multa de R$ 5 mil. Esta é uma tentativa de forçar o jornalista à auto-censura, como bem frisou o jornalista Jessé Souza [@JesseSouza]. Os políticos detentores de cargos eletivos precisam se civilizar e entender que vivemos num país democrático, onde a Constituição nos garante a liberdade de livre expressão. Quem não quer alvo de observações e críticas que leve uma vida reclusa e abra mão de ser figura pública. E mais: uma figura pública que tem a responsabilidade de zelar pelo bem coletivo, pelo bom emprego dos recursos públicos e pela segurança da sociedade.

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Ameaças contra jornalista repercutem no meio político "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.