Campanha eleitoral e jogo de várzea

By Luiz Valério segunda-feira, 1 de março de 2010
Meus @migos,

Já escrevi um post aqui mesmo no blog, prevendo que as eleições deste ano aqui em Roraima vão ser como jogo de várzea, onde não tem nenhum craque com jogadas desconcertantes e pode haver muito chute na canela.

Continuo com a minha opinião. Isso porque as questões pessoais e políticas andam sempre juntas por aqui. 

E eu não tenho nenhum temor de estar errado. O presidente da Assembléia Legislativa de Roraima, Mecias de Jesus, fez uma afirmação que me fortalece essa certeza.

Durante a entrevista coletiva na qual anunciou o seu acordo com Neudo Campos, hoje pela manhã, Mecias disse que "muitos amigos meus já estão sendo penalizados por estarem comigo". Afirmou que pessoas do seu convívio ou por ele indicadas foram demitidas do governo.

Mecias diz que sua união com Neudo já rendeu represálias

Isso não é novidade em nenhum lugar. Mas aqui em Roraima a rasteirice da política é ainda mais nociva. As campanhas políticas são sempre regadas a golpes baixos de toda espécie.

Presumo que neste ano eleitoral não será diferente. Muito pelo contrário.

Teremos no páreo, de um lado, um governador extremamente impopular que vai tentar se reeleger a qualquer custo [e que detém o poder e a influência da máquina administrativa]. E de outro, um ex-governador sob o qual pesam duas dezenas de processos por improbidade administrativa.

Todos esses serão ingredientes que vão condimentar a corrida eleitoral. 

No mais, temos muitos paus-mandados de um e de outro lado que são capazes de fazer qualquer coisa para agradar ao chefes. Isso tem acontecido em todas as eleições que presenciei e cobri em Roraima ao longo dos últimos oito anos.

Tudo isso me faz crer que teremos uma disputa daquelas, onde a atmosfera tende a ficar pesada.

O aquecimento para o jogo está apenas começando, o placar ainda é uma incógnita, mas torcidas já estão preparando suas bandeiras e apitos para fazerem todo o barulho possível.

E como é comum nos jogos de várzea, as regras quase nunca são respeitadas. Que os juízes estejam atentos.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

2 comentários to ''Campanha eleitoral e jogo de várzea"

ADD COMMENT
  1. Há mais mistérios entre a política e seus eleitos do que pode alcançar nossa vã filosofia de espectadores. Por isso, admiro seu trabalho de blogueiro, divulgando e pensando essas questões criticamente. Parabéns pela iniciativa e espero que continue a surtir efeitos...
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e pelo comentário.
    mantenho este blog como um lugar de debate de questões importantes, no que diz respeito à política.
    Fico feliz quando pessoas como você reconhecem a importância desse trabalho,
    É algo prazeroso, mas que tem lá suas consequências. Pois nem todo mundo entende como uma tentativa de provocar um debate sadio sobre questões inadiáveis.

    Volte sempre.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.