Jornalista roraimense está sob ameaça

By Luiz Valério segunda-feira, 15 de março de 2010
Meus queridos e honrados @migos,

O que passo a relatar agora é muito sério. E as autoridades constituídas, a Comissão de Direitos Humanos da OAB, assim como as pessoas que sabem da importância e lutam pela liberdade de expressão no Brasil precisam se manifestar.

O jornalista Amilcar Júnior, editor do Jornal Monte Roraima, tem recebido ameaças veladas de morte. Alguém está querendo intimidar o nosso colega, que imprimiu uma linha crítica e polêmica ao semanário mantido pela Diocese de Roraima.

Há aproximadamente 15 dias, quando chegava em sua casa no bairro São Vicente por volta das 2h00 da manhã, Amilcar percebeu um carro preto se aproximando e um dos tripulantes do veículo desferiu dois disparos em sua direção, quando ele abria a porta de casa.

Quem efetuou os disparos não tinha a intensão de alvejar o jornalista. Queria apenas assustá-lo.
As ameaças também ocorrem por telefone.

A situação atingiu tal grau de seriedade, que o bispo de Roraima Dom Roque Paloschi convidou o jornalista Amilcar Júnior para passar a morar na “cadas dos padres”, pois sabe que lá estará seguro.

As ameças já são de conhecimento de algumas pessoas de alta patente da Polícia Militar de Roraima. Eu fiiquei sabendo de tal atentando à liberdade de imprensa na semana passada.

Não é mais concebível que a esta altura do amadurecimento democrático do Brasil, ainda haja pessoas que não saibam conviver com críticas e queiram calar jornalistas à força. Existem as instâncias judiciais para que se recorra, quando alguém se sente prejudicado por alguma matéria jornalística.

Nunca é de mais lembrar que Roraima vive com o fantasma do assassinato do jornalista João Alencar, que nunca ficou totalmente esclarecido.

Amilcar diz não ter certeza sobrem a indentidade das pessoas que tentam intimidá-lo. “Tudo que sei é que, desde que assumi o cargo de editor do Monte Roraima, o jornal adotou uma linha crítica ao governo e a outros figurões políticos locais e, desde então, temos sido pressionados”, contou.

Recentemente dois processos foram movidos contra o semanário Monte Roraima. Um deles foi movido pelo governo estadual.

O ano de 2009 foi lamentável do ponto de vista de perseguições a jornalistas e blogueiros em todo o Brasil. Mais de meia dúzia deles sofreram processos na Justiça. Foram calados por força de liminar. Sempre por políticos que não gostam de ter o seu poder questionado, suas façanhas publicizadas.

Cito nominalmente, alguns dos blogueiros e jornalistas que lutam contra a censura pelo Brasil a fora: Túlio Viana, Caribé, Alcinéa Cavalcante, Alcilene Cavalcanti, Renato Rovai, Luis Nassif, Pedro Markun, Júlio Valentim, Emily Ops!, Henrique Antoun,Altamiro Borges, Tatiana e Brunella França. [Leia mais aqui sobre censura a blogueiros e jornalistas]

Mas ameaças veladas que colocam em risco a integridade física de um profissional não são e nem podem ser toleráveis. Quem quer que seja o responsável por essas tentativas de intimidação conta o jornalista Amílcar Júnior precisa ser barrado.

Convoco a todos que tomarem conhecimento dessa denúncia que a espalhem pela internet, que unam forças para que defendamos o nosso direito constitucional à livre expressão.

Afinal, a Carta Magna nos assegura isso:
  • Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
    • IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
    • VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
    • IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença
  • Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
    • § 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
PS – Tenho informação de outras pessoas que confrontaram poderosos em Roraima e também estão sob ameaças. Não podemos aceitar isso. Nunca, jamais e em hipótese alguma.

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

2 comentários to ''Jornalista roraimense está sob ameaça"

ADD COMMENT
  1. Amilcar é conhecido por seu posicionamento firme. Uma pessoa de grande valor. Não me conformo com esse tipo de atitude, em pleno 2010. Será que o coronelisno volta a querer assombrar essa Terra de Macunaíma?
    Será que um João Alencar não é suficiente na história de Roraima? Temos que defender a liberdade de expressão!
    Posso não concordar com o que dizes mas defendo que tenhas o direito de dizer!

    ResponderExcluir
  2. Caro Oiran,

    Ninguém em sua sã consciência pode aceitar mais esse tipo de coisa.
    Os regimes coronelistas e opressores ficaram para trás, aqui no Brasil, ainda que muitos neo-coronéis insistam e querer nos impingir sua forma ultrapassada de fazer política.
    A esse tipo de gente devemos dizer um NÃO bem grande.
    Essa denúncia que faço aqui no blog é um chamado para que todos que sabem o valor da liberdade de expressão possam se manifestar.
    Se selenciamos agora, o próximo alvo poderá ser um de nós.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.