Politicagem [um poema com endereço certo]

By Luiz Valério quinta-feira, 11 de março de 2010

A tal da politicagem
É o acento circunflexo
Da palavrinha cocô...

É feito brigar com gambá
Pois mesmo o cabra ganhando
Sai arranhado e fedendo

É dirigir dando ré
O cabra tem três espelhos
E ainda olha pra trás

E pode prestar atenção:
Na boca do candidato
É o mesmo Mané Luiz:

TRABALHO e HONESTIDADE
TRABALHO e HONESTIDADE

Seu Manezinho Boleiro
Suplente de Merda-Viva
Foi dar uma de sincero
Dizendo o que pretendia
Trabalhar de terça a quinta-feira
E roubar só o nornal

Teve uma queda de votação tão pra baixo
Que até inda é suplente.

O poema acima é uma das muitas obras hilariamente sérias do poeta-repentista-ator-humorista-arquiteto Jessier Quirino (@jessierquirino). Um arquiteto paraibano bem sucedido que largou o mister de projetar ambientes para projetar as palavras em versos que renovaram a poesia popular nordestina. Estive num show de Jessier Quirino, em maio de 2009, em Crato (CE), e fiquei gargalhadamente impressionado com o seu talento.

De tão inovador, Quirino já se transformou em objeto de estudo nas universidades do nordeste, a exemplo do que aconteceu com o inesquecível Patativa do Assaré. Em muitos dos seus versos Quirino trata sobre política, o tema deste blog. O poema acima, intitulado Politicagem, construído com humor e deboche, tem tudo a ver com o período que vivemos. Esta é a explicação para sua publicação aqui nesta página.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Politicagem [um poema com endereço certo] "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.