Prenúncio de uma campanha acirrada

By Luiz Valério quinta-feira, 4 de março de 2010
Boa noite, meus @migos!

A semana marcada por uma breve, mas acentuada turbulência no cenário político de Roraima está acabando. Fatos e factóides aconteceram e foram criados, depois que o presidente da Assembleia Legialativa, Mecias de Jesus (PR), resolveu anunciar seu apoio à pré-candidatura do deputado federal Neudo Campos (PP) ao Governo do Estado.


Ao definir de que lado do "ringue eleitoral" vai ficar, Mecias de Jesus deflagrou em definitivo a corrida eleitoral, fazendo com que o governador Anchieta Júnior (PSDB), ainda que tentando manter-se calado, buscasse se recompor do certeiro de direita que levou.

Mas a pecha de desastrado casa como uma luva no governador e nos seus assessoras. As informações que circulam nos bastidores políticos e na imprensa dão conta de situações de perseguição aos simpatizantes de Mecias de Jesus. Numa cidade pequena como Boa Vista, as informações circulam muito rapidamente.

É certo que muitas dessas histórias são fabricadas para fragilizar ainda mais o já frágil governo de Anchieta Júnior. Mas, conhecendo o modus operandi do governo atual, também sabemos que Anchieta não iria nem irá poupar aqueles que forem, de fato, seguidores do presidente da Assembleia e que tenham cargos comissionados indicados pelo deputado dissidente no governo. Anchieta certamente não vai querer "dormir" com o inimigo.

Temos, assim, uma pré-campanha que dá sinais de que teremos um pleito eleitoral cheio de jogadas nem sempre leais. Os atores que estiverem em cena vão buscar desempenhar seu papel de todas as formas, ora apelando para atuações pouco convincentes ora para comédia pastelão ou mesmo encenando enredos onde não haverá mocinhos. Ou, no mínimo, será difícil identificar quem é o mocinho.

Acompanharei cada movimento para tecer meus comentários aqui no blog. Conto com a sua companhia nessa caminhada.

O que você pensa sobre tudo isso? Diga nos comentários.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

2 comentários to ''Prenúncio de uma campanha acirrada"

ADD COMMENT
  1. Acompanho política em Roraima desde 1990, como partícipe, de lá pra cá nunca consegui ficar de fora. Sempre firmando posicionamento e tomando partido. É a primeira vez (isso se eu conseguir) que manterei uma distancia segura para fazer uma analise crítica, pois quando se está envolvido no processo é bem difícil.
    Nesses quase 20 anos, de ‘ativismo’ pude ver de tudo. Fofoca, urnas de lona boiando no Rio Branco, factóides, traições, compra e venda de voto, até mesmo pessoas se matando, se espraguejando, amizades e relacionamento se desfazendo.
    Pra ter uma idéia me lembro de um jingle de 1988, na campanha para prefeito. Naquele tempo já freqüentava os comícios, nem votava, mas já sabia em quem não votar. Nos comícios tinha distribuição de chopp e sorteio de bicicletas. Nunca ganhei nenhuma bicicleta, mas tomei bastante chopp.
    Bom vamos ver no que vai dar essa empreitada política. Já vieram me pedir voto e apoio a campanha. Eu estou na minha. Por enquanto resistindo às tentações.

    ResponderExcluir
  2. Oiran,

    Você, que mora há mais tempo aqui em Roraima, pintou um quadro perfeito da imperfeição e dos vícios da política local.

    Eu, como cidadão-jornalista e jornalista-cidadão, vou acompanhar todos os passos e fatos, fazendo análises e relatos aqui no blog.

    obrigado pela sua visita diária.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.