O retorno de Teresa

By Luiz Valério sexta-feira, 5 de março de 2010
Queridos @migos que me acompanham,

A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Jucá (@teresajuca), está aprendendo a twitar. Está recebendo aulas de jornalistas renomados de Roraima.

Como a maioria dos políticos, Teresa usa o Twitter para tentar estreitar o relacionamento com simpatizantes e eleitores em potencial. Ou seja,usa os 140 caracteres da "poderosa rede social do passarinho" para fazer política.

E esse "fazer política" inclui, logicamente, críticas a aliados do passado, que se tornaram adversários do presente.

O tweet abaixo é uma crítica velada à administração do prefeito Iradilson Sampaio:



@teresajuca Boa Vista esta suja, a iluminacao precaria, os projetos sociais acabaram, demissao e diminuicao de salarios, isso tudo doi muito pra mim.

Teresa quer dizer, com a mensagem de 140 caracteres, que sua gestão foi melhor que a de Iradilson. Não deixa de ser verdade. Mas havia também muitas falhas na administração de Teresa Jucá, como o fato de ela ter ficado refém dos beneficiados do extinto programa social denominado de "Projeto Crescer".

Quem não se lembra do episódio, que foi abafado pela mídia local, em que Teresa Jucá teve de intervir numa confusão na sede do programa e foi tratada de forma hostil pelos seus "meninos do Crescer"? Isso, entre outras situações não muito abonadoras do seu tempo de prefeita.

Depois de se ausentar de Boa Vista durante algum tempo, Teresa Jucá agora dá o ar da graça por aqui novamente. Deve sair candidata a deputada federal. Há quem cogite sua candidatura como vice de Anchieta Júnior. Dizem que ela teria rejeitado o convite.

O certo é que a ex-prefeita está de volta. Agora fazendo uso de uma das mais importantes redes sociais do mundo para estabelecer um contato direto e personalizado com os seus eleitores.

Para estabelecer essa relação de proximidade, contratou jornalistas de peso para tratar da sua comunicação e dos seus projetos. O camisa 10 do time de Teresa é o jornalista Jessé Souza, da Folha de Boa Vista, segundo ele próprio anunciou também no Twitter.

Esse retorno de Teresa Jucá à cena política roraimense em período eleitoral só torna ainda mais verdadeira a afirmação corrente, segundo a qual muitos políticos só enxergam Roraima como um trampolim para um mandato eletivo.

Acho que ninguém esqueceu de que Teresa Jucá tentou se eleger senadora em 2006, levou uma surra homérica e deixou Boa Vista espraguejando contra "os ingratos" que não votaram nela. Foi se refugiar em Brasília, em busca de uma sobrevida política. Ou será que as pessoa se esqueceram disso?

Então é isso. Para quem simpatiza com Tereza Jucá, saibam que a "tia Têca" está de volta.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

4 comentários to ''O retorno de Teresa"

ADD COMMENT
  1. Todos os políticos deveriam seguir essa ideia de aprender a utilizar o twitter!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Rhayana. Só que os políticos devem usar essa rede social não apenas como uma forma de buscar votos, mas sim como instrumento para estabelecer um relacionamento sincero e saudável e personalizado com as pessoas.

    ResponderExcluir
  3. sinto que está faltando o comportamento de prestação de contas, apresentação de proposta e, ainda de mostrar a verdadeira face. Minha afirmação vale para todos os políticos. Existe alguns que a gente conhece e sabe que não são eles quem postam os textos. O que é pior ainda.
    No Twitter sugeri para a @teresa que crie um perfil no http://www.formspring.me/ para se submeter às perguntas da comunidade, e que ela responda.
    Mas é isso, oportunistas a parte twitter é um excelente espaço. Conheci há pouco tempo, estou ainda aprendendo.
    Aproveitem e dê uma olhada no http://tiquiri.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Bom eu acredito que este espaço é muito importante e deve ser utilizado pelos políticos. Entretanto é importante que seja no sentido de mostrar propostas e, principalmente para deixar explícito quem realmente a pessoa é. Sem masca, sem subterfúgios. As redes sociais precisa de autenticidade de seus atores, senão serão fakes. Pelo conteúdo publicado sabemos que em muitos casos os posts são feitos pelos assessores, o que torna mais imoral a utilização da rede social.
    Sugeri no twitter à @teresa que faça um perfil no http://www.formspring.me/ para matar a curiosidade e esclarecer alguns pontos. Vamos ver no que vai dar.
    Acesse tb o http://tiquiri.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.