Partidos e políticos em descrédito com a sociedade

By Luiz Valério quinta-feira, 15 de abril de 2010
Uma pesquisa realizada pelo IBOPE em meados de 2009 para medir a credibilidade das instituições brasileiras, revelou que os partidos políticos e, consequentemente, os políticos, estão cada vez mais desacreditados pela população.

Falamos aqui de uma classe que caiu em total descrédito dadas as atitudes poucos respeitosas para com a sociedade e o bem público.

Numa escala de zero a 100, os partidos receberam apenas 31 pontos, seguidos pelo Congresso Nacional (35) e sindicatos (46). Por sua vez o sistema eleitoral obteve 49 pontos, Governo Federal (53) e Presidente da República (66). O índice foi elaborado a partir de 2.002 entrevistas.

Os números apresentados pela pesquisa deixam uma pergunta no ar: afinal para que serve um político? Com essa pergunta na cabeça saí em busca de opiniões dee políticos e estudiosos sobre o assunto para produzir material para o jornal.

Ouvi o vereador  boavistense Telmário Mota , do PDT, um dos seis partidos que assinaram o requerimento de urgência na votação do projeto “Ficha Limpa”.

Ele diz que que a política é a mola mestra da da vida em sociedade. Assinala que as políticas públicas de governo são definidas por gestores que recebem essa outorga de poder da sociedade.

“Logo, os políticos têm um papel decisivo na democracia, na gestão da sociedade, mas precisam ser probos, sérios, íntegros”, assinala. O parlamentar reconhece que a classe política está realmente em descrédito devido às atitudes de muitos dos seus integrantes.

De fato, os casos concretos publicados pela mídia brasileira evidenciam que muitas pessoas se candidatam a cargos eletivos não com a intenção de trabalhar pelo coletivo, mas de defender interesses particulares.

Nas casas legislativas de todas as esferas é comum ver vereadores, deputados e senadores fazendo lobby em defessa de interesses que não os da sociedade.

“Temos a convicção de que o político serve para fortalecer a democracia e trabalhar pelo bem coletivo. Porém, poucos trabalham nesse sentido. Esse é o motivo do descrédito que assola a classe política”, salienta o pedetista.

E você o que pensa? Em sua opinião, para que serve um político? Diga nos comentários.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Partidos e políticos em descrédito com a sociedade "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.