Política, informação e poder: o sul de Roraima quer ter notícias

By Luiz Valério sábado, 24 de abril de 2010

Exibir mapa ampliado
Roraima é um Estado no qual ser respira política o tempo todo em praticamente todos os ambientes. Principalmente neste ano eleitoral. (O mapa acima é do município de São João da Baliza)

Nas minhas andanças pelos municípios do interior - cujos habitantes são, na sua maioria, produtores rurais - tenho constatado uma realidade interessante: o grau de politização dessas pessoas é impressionante.

De quarta-feira (21) até ontem visitei os municípios de São Luiz do Anauá, São João da Baliza, Caroebe e Rorainópolis. Conversei com muita gente: agricultores, ex-vereadores, servidores públicos, prefeitos, comerciantes, donos de hotel etc.

Todos respiram política, falam de política e querem saber como ficará a configuração político-partidária para o pleito desse ano.

Sem telefonia móvel, com telefonia fixa de quinta categoria e sem veículos de comunicação para se interiar dos fatos cotidianos, os moradores do sul de Roraima pouco sabem do que se passa aqui na Capital.

Aí ficam por conta das versões que saem da boca de políticos e governantes que passam por lá frequentemente. Eles querem saber, por exemplo, se Neudo Campos será candidato ou não. Se não for, quem o substituirá?

Há versões repassadas em reuniões políticas que dizem que não, Neudo não será candidato.

Este blog publicou notícia sobre a possível inelegibilidade de Neudo a partir de declaração de um representante do Ministério Público, devido a uma condenação imposta pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Mas como eu dia dizendo, os moradores do sul do Estado não são bobos. Sabem o que querem e parecem estar cansados de ser manipulados por espertalhões.

Querem se situar para saber em quem vão votar. Precisam, para isso, de informação confiável. Eles discutem política, fazem política, cobram e seguem políticos. Mostram problemas e querem soluções. São "namorados" e, como resposta, pedem conserto de pontes e estradas.

Buscarei ir mais vezes ao interior buscar histórias de lá para contar aqui e estabelecer um elo informativo com aquele povo pacato. Informação é fundamental para a vida dos cidadãos.

Tem todo um mundo de informações sobre os mais diversos segmentos a ser explorado no interior. Os jornais de Boa Vista estão perdendo muito em não estender suas raízes até lá.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Política, informação e poder: o sul de Roraima quer ter notícias "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.