Um aumento de faz de conta

By Luiz Valério sábado, 3 de abril de 2010

A imprensa roraimense toda noticiou: o Governo de Roraima concedeu 4,5% de aumento linear aos servidores estaduais na quarta-feira (31). Só que ninguém questionou o valor real desse suposto aumento. Para quem não lembra, os servidores estaduais estão hpa pelo menos seis anos esperando pelo cumprimento da lei aprovada ainda durante o governo de Flamarion Portela que garantia 5% de aumento anual aos funcionários efetivos do estado. Isso que dizer que os servidores tem, na verdade, 30% de retroativos a receber. Nunca, ninguém se comprometeu em cumprir o que está no Plano de Cargos e Salários dos servidores. O sucessor de Flamarion, Ottomar Pinto, falecido em 11 de dezembro de 2007, fez ouvido de mercador aos reclamos dos funcionários estaduais e nunca cumpriu a lei. Depois veio o governador Anchieta Júnior que também nunca pagou os 5% e agora vem com essa conversa de aumento de 4,5%. A concessão feita pelo governador na verdade não quer dizer nada, diante da dívida que o governo tem para com os servidores. E o pior: ainda há o risco do Ministério Público Estadual pedir a anulação do aumento pelo fato de ele ter sido conceido num período pré-eleitoral. Caso o Ministério Público venha a intervir na decisão governamental, o governador José de Anchieta Júnior ainda tentará sair “bem na foto”, pois atribuirá a culpa pelo não pagamento do aumento ao MP. Anchieta tem se mostrado sempre atrapalhado nas decisões que toma. Primeiro concedeu um abono a título de auxílio- alimentação aos policiais civis no valor de R$500. Só que um dia após recebeu uma recomendação do Ministério Público Eleitoral pedindo que ele aguardasse o posicionamento do MP acerca da legalidade da condessão do benefício. Esse aceno do Ministério Público foi o suficiente para que o govenrador suspendesse o abono dado aos policiais civis. Agora vende essa história de aumento linear de 4,5% como se fosse algo que vá fazer realmente diferença na vida dos trabalhadores.

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Um aumento de faz de conta "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.