As entrelinhas de uma parceria anunciada

By Luiz Valério sexta-feira, 21 de maio de 2010
Abri minha matéria no jornal Monte Roraima sobre a parceria fimada entre a Prefeitura de Boa Vista, o Governo do Estado, o Conselho Regional de Medicina (CRM) e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) para combater a dengue com a seguinte frase: Em época de pré-campanha, até o mosquito da dengue vira cabo eleitoral.

Não é que eu não considere a junção de forças para combater esse grave problema, mas pelo simples motivo que um acontecimento político como esse tem muito mais mensagens a serem lidas nas entrelinhas do que pudemos supor.

Vejamos:

[1] Todos os anos Boa Vista sofre com epidemia de dengue e nunca nenhuma parceria deste tipo foi pensada.

[2] Estamos em ano eleitoral. E exatamente num ano eleitoral, quando o governador é candidato à reeleição, e o presidente do CRM se coloca como pré-candidato ao Senado, surge uma parceria como esta.

[3] Num evento que diz respeito à Saúde, apenas a presença do secretário da pasta afim seria necessário para prestar esclarecimentos à população sobre a parceria.

[4] Mas ontem, estrategicamente, o governador Anchieta Júnior estava postado diante das Câmeras para falar tudo aquilo que os gestores da Saúde poderiam ter dito.

[5] Isso denota uma busca por exposição da imagem num período em que qualquer segundo que se esteja exposto positivamente na mídia é ganho; Logo, se trata de uma estratégia de marketing espontâneo.

[6] O montante de recursos anunciados pelo governo estadual para o combate à dengue não foge em nada do habitual. Logo, a única novidade real foi o anúncio da parceria.

Elencados estes pontos, fica explicado o motivo da escolha da abertura da matéria. Reconheço, porém, que a situação da dengue é muito grave e precisa de ações de combate e controle, com o apoio de toda a sociedade.

Mas sempre analiso os fatos por todos os ângulos para poder levar uma informação mais crítica aos meus leitores.



Sobre o Autor:
Luiz Valério Luiz Valério - jornalista, professor e radialista. Atualmente atua como Secretário de Redação do jornal Monte Roraima. Também pode ser encontrado no Twitter e no Facebook
. Leia mais sobre o autor...
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " As entrelinhas de uma parceria anunciada "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.