Depois de Twiteira, Teresa Jucá virou blogueira…

By Luiz Valério sábado, 8 de maio de 2010
bannertopo
Teresa Jucá na logo do seu blog: o abuso do photoshop a deixou uma verdadeira sósia da Bárbara Paez
A ex-prefeita de Boa Vista e pré-candidata a deputada federal [e também cotada para ser vice na chapa do governador Anchieta Júnior, PSDB] Teresa Jucá [@teresajuca] demonstra a pretensão de querer ser versão feminina macuxi-tupiniquim do presidente americano Barack Obama.

Teresa está empenhada em fazer das mídias sociais uma forma de se aproximar dos eleitores em potencial. Depois de criar duas contas no Orkut, uma com 1.000 “amigos” e outra com 800 contatos, a ex-prefeita entrou com força no Twitter, onde já conta com mais de 1.700 seguidores.

O novo passo webmidiático da pré-candidata foi a criação de um blog, usando a plataforma gratuita Blogger, para falar dos seus projetos e do seu cotidiano. A página é atualizada pela própria @teresajuca e por uma equipe que não poupa elogios a ex-prefeita, como este:
“Que Teresa Jucá é uma ótima gestora pública ninguém duvida. Mas, nos últimos meses, ela tem surpreendido a todos com a afinidade que demonstra ter com as mídias sociais”.
Teresa também já está em plena campanha a uma vaga na Câmara dos Deputados no Twitter. Veja [leia] o que ela diz a um dos seus seguidores:
@adriellys2 Sou pré candidata a deputada federal e vou fazer um bom trabalho, te garanto isso. Quero voltar a trabalhar no q sei e gosto.
É sabido no meio jornalístico local que Teresa Jucá conta com a assessoria de um influente e polêmico jornalista local e com aulas de Twitter de outra destacada coleguinha.

Teresa não está errada em sua estratégia. Muito pelo contrário. Mas ela precisa não só parecer, como ser natural no uso dessas redes sociais e mídias digitais. Na foto de Teresa Jucá que ilustra logo do seu blog abusaram tanto do Photoshop que a ex-prefeita está a cara da atriz Barbara Paez.

Num post datado de 5 de maio, um dos ghost writers de Teresa Jucá fala do que a ex-prefeita pretende com o uso das redes sociais, como o Twitter:
“O Twitter para mim é uma ferramenta que me proporciona aproximar-me das pessoas interessantes e mostrar um pouco do que sou”, diz Teresa. Mais adiante ela acrescenta que quer “interagir com as pessoas, saber o que sentem e torná-los mais próximos de mim, ao mesmo tempo em que me aproximo deles. Dou muito valor a todas as formas de comunicação, porque acho essencial trocar idéias”.
No meio da semana, no Twitter, Teresa Jucá manifestou a este repórter-blogueiro a sua vontade de se transformar numa celebridade da internet, como a blogueira cubana Yoani Sanchez, que foi eleita pela revista americana Times como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2008.
Quem sabe um dia chego lá. Kkkkk RT @Luiz_Valerio: Uma delas é a blogueira cubana Yonani Sanchez . Ela Foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2008 pela revista americana Times
Em época de eleição, trocar idéias e se aproximar dos eleitores é o objetivo imediato de todo político com pretensões de ser eleito. A estratégia de Teresa Jucá está certa.

Os demais demais candidatos que busquem se modernizar. Mas, que ao fazer isso, sejam sinceros e honestos com os seus seguidores e amigos das redes sociais. O cibereleitor é um pouco mais antenado do que os eleitores pouco esclarecidos da periferia, que são sempre usados como “voto útil” [para os candidatos e inútil para a sociedade] nas sucessivas eleições.


Sobre o Autor:
Luiz Valério Luiz Valério - jornalista, professor e radialista. Atualmente atua como Secretário de Redação do jornal Monte Roraima. Também pode ser encontrado no Twitter e no Facebook
Leia mais sobre o autor...
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

Um comentário to ''Depois de Twiteira, Teresa Jucá virou blogueira…"

ADD COMMENT
  1. Ninguém é perfeito,cada um têm uma mania ou defeitinho,não é mesmo?Aliás eu faria o mesmo que ela...e assumo que adoro isso! ...Diria que ela é como qualquer pessoa...Uma pessoa, praticamente normal...e isso não é só exclusivamente de pessoas importantes!!!...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.