Deputados defendem criação de novos municípios em Roraima

By Luiz Valério quarta-feira, 12 de maio de 2010
Os ribeirinhos do Baixo Rio Branco podem ver sua comunidade ser elevada à categoria de município em breve.
Foto: Platão Arantes

A mesa diretora da Assembleia Legislativa de Roraima resolveu desarquivar o trabalho feito pela Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios em 1999. Dessa aforma, a discussão sobre o reconhecimento da “maioridade administrativa” de algumas vilas e povoados que integram municípios roraimenses voltou à pauta nesta terça-feira (11).

Com isso, os deputados seguem o caminho trilhado pelos estados de Acre, Rondônia e Ceará, que obtiveram a autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para criar novos municípios. A idéia e desmembrar vilas e distritos dos municípios do Alto Alegre, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Bonfim, Mucajaí e Rorainópolis e elevá-los a categoria de cidade.

O assunto foi levado à sessão de ontem do Poder Legislativo pelo deputado Rodolfo Braga (PTN). Ele abordou as iniciativas das casas legislativas do Ceará e de Rondônia que passaram a discutir a questão a partir da liberação do TSE. No final dos anos anos 1990, o mesmo TSE abortou a iniciativa da Assembleia roraimense que pretendia criar cerca de dez novos municípios.

A depender do entendimento dos deputados, devem ser transformados em municípios as vilas Taiano, Vilhena e Trairão (Alto Alegre), Félix Pinto (Cantá), Novo Paraíso, Baixo Rio Branco e Santa Maria do Boiaçu (Caracaraí), Entre Rios (Caroebe) São Francisco (Bonfim) e Nova Colina, Equador e Jundiá (Rorainópolis). Essas últimas deverão compor um só município, em caso de aprovação da população.

PS - Este é um trecho da matéria que escrevi para a editoria de Política do jornal Monte Roraima. O material está na edição desta quarta-feira.


Sobre o Autor:
Luiz Valério Luiz Valério - jornalista, professor e radialista. Atualmente atua como Secretário de Redação do jornal Monte Roraima. Também pode ser encontrado no Twitter e no Facebook
. Leia mais sobre o autor...
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Deputados defendem criação de novos municípios em Roraima "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.