FICHA SUJA – Édio Lopes diz que Brasil precisa ser passado a limpo

By Luiz Valério quarta-feira, 5 de maio de 2010

O material sobre o projeto ficha limpa, que fiz para o jornal Monte Roraima ficou intressante. Publico aqui no blog a entrevista que fiz com o deputado federal Édio Lopes (@ediolopes) sobre o assunto:

A aprovação do projeto ficha limpa seria importante para que se comece a melhorar o nível dos parlamentares e dos governos no Brasil”. A opinião é do deputado federal Édio Lopes (PMDB-RR). Mesmo mostrando-se favorável à proposta, o parlamentar diz que a medida, por si só, não acarretará em grandes mudanças.

Lopes diz ser preciso pensar uma mudança profunda em algumas posturas comportamentais e éticas da sociedade brasileira. “Não é apenas um mau político que é nocivo à sociedade. Um mau juiz, um mau advogado, um médico negligente são igualmente prejudiciais à vida em sociedade”, observa.

O peemedebista afirma que se depender do seu voto, o projeto será aprovado na Câmara dos Deputados. “Se a Câmara não aprovar agora, haverá uma queda na pressão da sociedade e isso não é bom”, diz Lopes.

Segundo o parlamentar, todo o “baixo clero” ou os deputados de primeiro mandato na Câmara são favoráveis à proposta. Mas ele salienta que além do projeto que proíbe os políticos que respondem a processos na justiça de se candidatarem, é preciso instituir parâmetros de punibilidade para todos os crimes e práticas corruptas. “Temos que passar o Brasil a limpo”, defende.

Faxina para além dos políticos

Na opinião de Édio Lopes, outro poder que precisa passar por uma espécie de limpeza é o judiciário. “Nessa revisão de conceitos éticos da sociedade brasileira, precisamos incluir também o judiciário”, frisa. Ele citou casos explorados pela mídia nacional em que juízes foram flagrados em prática de tráfico de influência, onde toda a família estava envolvida e era beneficiada.

Édio LopescCitou ainda o caso da juíza paraense Clarice Maria de Andrade, que manteve uma adolescente numa cela entre 30 detentos durante 26 dias e ainda falsificou documentos.

“A sociedade brasileira está cansada de maus servidores. Então, devemos aproveitar esse momento de discussão do projeto ficha limpa para ir mais além de pensarmos em mudanças profundas na sociedade”.

O parlamentar roraimense faz alusão também a advogados displicentes que perdem prazo de processos e prejudicam seus clientes. “Então, tem todas esssas questões, advogados que prejudicam clientes, juízes que se corrompem, etc. É preciso repensar tudo”.

Technorati Marcas: administração pública,ficha limpa,ficha suja,eleições 2010

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " FICHA SUJA – Édio Lopes diz que Brasil precisa ser passado a limpo "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.