Hoje é o Dia do Parlamento. Que bicho é esse? Para que serve?

By Luiz Valério segunda-feira, 3 de maio de 2010

Congresso_Nacional

Hoje é comemorado o Dia do Parlamento. Mas, para falar a verdade, nós, cidadãos, não temos muito o que comemorar. As casas legislativas principais do país – Câmara dos Deputados e Senado, que juntas compõem o Congresso Nacional, só nos envergonham com seus membros pouco dignos de estarem lá, na sua maioria. Nos parlamentos estaduais a coisa também não é muito diferente.

O Dia do Parlamento foi instituído pela Lei nº. 6.230, de 27/7/1975. O Poder Legislativo é representado, além do Congresso Nacional, de acordo com o artigo 44 da Constituição Federal (CF), também pelas câmaras municipais e assembleias legislativas.

A deputada Marilia Pinto (PSB) lembra que o parlamento brasileiro foi o primeiro a ser constituído na América Latina, com o propósito de aprovar ou não Projetos de Lei, Orçamento e fiscalizar as ações do Executivo, seja ele federal, estadual ou municipal.

A parlamentar diz que é preciso fazer uma reflexão profunda sobre a atuação do parlamentar no Brasil, em especial em Roraima, onde muitas denúncias contra o Executivo Estadual, ficam no meio do caminho por ter ele a maioria esmagadora no poder legislativo.

Marília Pinto tem razão. Os eleitores tem que fazer uma reflexão profunda sobre o que querem dos seus representantes no Poder Legislativo. Tem que parar para pensar se vale a pena eleger lobistas que só defendem seus próprios interesses ou de grupos econômicos que os financiam.

Os cidadãos tem que refletir sobre se vale a pena eleger latifundiários que vão ao parlamento defender propostas de progresso a qualquer custo, em detrimento da defesa do meio ambiente. Precisam discutir se o tipo de político que tem sido eleito eleição após eleição tem alguma serventia para o amadurecimento da democracia em nosso país e se eles tem sido útil na defesa dos interesses da sociedade.

São questões profundas que precisam ser pensadas. Afinal o parlamento e os políticos brasileiros são instituição e indivíduos que há muito caíram em descrédito junto à sociedade.

Technorati Marcas: blogosfera política,administração pública,Democracia,cidadania,Poder Legislativo,podres poderes

Crédito: a foto que ilustra este post é reprodução dom site Mídia News

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

2 comentários to ''Hoje é o Dia do Parlamento. Que bicho é esse? Para que serve?"

ADD COMMENT
  1. Muito bom o blog, estão de parabéns. Que ótimo conteudo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela leitura do blog. Faz dez anos que mantenho esse blog sozinho. É uma pequena contribuição para o debate político nesse nosso Brazil brasileiro. O "Z" em Brasil é proposital. rsrsrs

      Excluir

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.